Memorial da América Latina recebe o cineasta paraguaio Marcelo
Martinessi na live do projeto Sexta Latina
As produções de Martinessi conquistaram prêmios internacionais nos festivais de Berlim e Veneza
O projeto Sexta Latina recebe, no dia 18 de setembro, o diretor e roteirista paraguaio Marcelo Martinessi para conversar sobre sua produção cinematográfica, inspirada nas histórias do Paraguai. A transmissão da live será feita pelo instagram oficial do Memorial, a partir das 19h. A entrevista será conduzida por Luciana Latarini Ginezi, diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL).
Martinessi participou da criação da TV Pública Paraguai em 2010. Acompanhou de perto a crise política do país em 2012. Sua experiência com os acontecimentos do período foram tema do documentário La Voz Perdida. O trabalho rendeu ao autor o Prêmio Orizzonti de melhor curta-metragem no Festival de Cinema de Veneza em 2016. Em 2018, lançou o longa As Herdeiras, que foi contemplado com dois Ursos de Prata no Festival de Cinema de Berlim
A história dos filmes produzidos pelo autor e do cinema paraguaio na atualidade podem ser conferidas na live do dia 18.
O projeto Sexta Latina, iniciado em junho, é uma iniciativa do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL). Toda sexta-feira, em uma live pelo Instagram, um convidado fala sobre assuntos relacionados à arte, cultura e educação latino-americanas.
Em tempos de isolamento, oferecer conteúdo de qualidade, que possa ser acessado de casa, tem sido uma alternativa às limitações impostas a todos nesse momento de pandemia. O projeto Sexta Latina, do Memorial da América Latina, vem se somar às inúmeras iniciativas do setor cultural de disponibilizar, nas diversas plataformas digitais, mais uma opção de cultura.
A live será transmitida pelo Instagram oficial do Memorial, a partir das 19h: @memorialdaamericalatina
Sobre
Marcelo Martinessi
Diretor e roteirista paraguaio. Produtor de documentários e curta metragens como: Karai Norte (2009), Calle Última (2011) e El Baldío (2013). Em 2018, lançou seu primeiro longa, As Herdeiras, que estreou no Festival Internacional de Cinema de Berlim – Berlinale, e foi contemplado com dois Ursos de Prata.
Luciana Latarini Ginezi
Doutora, Mestre e Especialista em Tradução pela Universidade de São Paulo (USP), é atualmente diretora do CBEAL – Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, departamento do Memorial da América Latina, onde promove atividades de cultura, arte e educação.