/governosp
“Knispel Retrospectiva 1950 – 2015” é o grande ganhador do Prêmio Jabuti de 2017, na categoria “Ilustração”. Editado pela Maayanot com o apoio da Fundação Memorial da América Latina, o livro é uma antologia de Gershon Knispel, artista israelense-brasileiro radicado em São Paulo. A concepção da obra surgiu a partir da exposição “Gershon Knispel: Testemunho“, realizada na Galeria Marta Traba, deste Memorial, em 2013, sob a curadoria de Fábio Magalhães. O livro tem artigos de Fábio Magalhães e João Batista de Andrade, ambos ex-presidentes do Memorial.
Verdadeira “bíblia” de quase 500 páginas, a edição trilíngue de “Knispel Retrospectiva 1950 – 2015” não tem paralelo na história do livro de arte brasileiro: os textos de historiadores e críticos de arte podem ser lidos em português, à maneira ocidental (folheando-se o livro da esquerda para a direita); ou, em hebraico, de “trás para a frente”. No meio, há a versão em inglês. Todas as páginas são ilustradas por obras da longa carreira do artista.
Gershon Knispel lutou em cinco guerras na Palestina, era amigo de figuras como Yasser Arafat, Oscar Niemeyer, David Siqueiros e outros importantes vultos do século 20. Em Israel é estudado nas escolas como pai do realismo israelense. A primeira vez que veio ao Brasil foi em 1958, quando ganhou um concurso internacional para fazer um relevo na fachada da sede da TV Tupi, no Sumarezinho, em São Paulo. Aqui se tornou amigo de artistas e intelectuais engajados na democratização do país. Em 1964, foi obrigado a abandonar o Brasil devido à perseguição política. Só voltaria 30 anos depois.
De volta a São Paulo nos anos 90, direcionou seu trabalho não apenas para enfrentar a questão do Holocausto como a de outras vítimas do autoritarismo e da injustiça, como os árabes palestinos, os torturados pelas ditaduras latino-americanas e os sem-terra brasileiros. A série Labirinto, por exemplo, retrata músicos klezmer em campos de concentração. A ela o poeta Haroldo de Campos dedicou um longo poema chamado “O labirinto de Gershon Knispel”. Outro destaque é a série de gravuras em parceria com Oscar Niemeyer e a ilustração do poema de Brecht Cruzada das Crianças, 1939.
A entrega da premiação será em 30 de novembro, em solenidade no Auditório Ibirapuera.