/governosp
No último final de semana, nos dias 18 e 19 de fevereiro, o Memorial da América Latina recebeu intensas atividades culturais como exposições, shows ao vivo e feira gastronômica. A Fundação contou com atrações simultâneas voltadas para diversos públicos: o Festival de Camarão e Peixes, a Feira de Quadrinhos, shows ao vivo do projeto Talentos no Memorial e o Encontro de Cosplay. Todos com entrada gratuita.
Festival de Camarão e Peixes
Este mês, o camarão e o peixe foram protagonistas da feira gastronômica do Memorial. Durante dois dias, pessoas de diversos os lugares de São Paulo vieram passar momentos especiais do final de semana na Praça da Sombra.
Os pratos mais populares do evento foram o “chiclete de camarão” e o “churros de camarão”. Os frutos do mar não foram as únicas opções culinárias. Como de costume, a feira também oferece outras escolhas como a comida oriental, foodtrucks com diversos tipos de lanches, cervejas artesanais, entre outros.
Guilherme Rodrigues, um dos participantes, afirma: “É legal porque pela variedade. Para quem gosta de beber, comer, e tem também a música que agrada a todos. Então é um evento que todo mundo pode vir.” Natália Prada, que veio experimentar o churros de camarão concorda com Guilherme: “Já vim algumas vezes nos festivais gastronômicos do Memorial e acho o ambiente bem familiar”. Ambos querem voltar.
A primeira edição do projeto Memorial Criativo, uma parceira da Fundação com a Art Shine Promoções e Eventos e o Governo do Estado de São Paulo, teve como tema a Feira de Quadrinhos. O evento surgiu como um meio de artistas da área gráfica divulgarem seus trabalhos. Com diferentes enfoques, o projeto busca incentivar a economia criativa trazendo novas temáticas a cada mês.
24 artistas e coletivos trouxeram seus trabalhos ao Memorial e mostraram ao público um pouco da produção nacional de ilustrações, caricaturas, HQs, charges, cartoons, graphic novels e sketchbooks. O projeto teve grande participação dos visitantes, que ganharam um novo olhar sobre a produção gráfica brasileira independente.
Do rock ao forró, dez bandas se apresentaram pelo projeto Talentos no Memorial. O público dançou, cantou diversos clássicos e teve também a oportunidade de conhecer novos artistas e singles autorais. Já os músicos tiveram a chance de divulgar seus trabalhos e ganhar novos fãs.
Marcado pela diversidade de gêneros musicais, no primeiro dia do festival, se apresentaram as bandas Arroxo Bom, Dan e The Honky Tonkers, Música Agosto e O Bardo e o Banjo. O grupo Damata Rock encerrou os shows de sábado.
No domingo, a abertura ficou por conta do MPB de Yas, seguida das bandas Ritz, Cangalheira, Milocovik e Cleyton Rodrigues, que fechou a festa em grande estilo com a inusitada mistura de violino e música eletrônica, conquistando a plateia.
No domingo, o Memorial foi tomado por uma legião de fãs e apreciadores da cultura japonesa, games, séries e filmes no Encontro de Cosplay. Eram vários personagens desfilando pela Praça da Sombra vestidos como seus personagens favoritos. Muitos se lembraram da infância e da adolescência ao ver interpretações de desenhos como “Caverna do Dragão” ou de séries como “Jeannie é um Gênio” e “Power Rangers”.
Os cosplayers divertiram os visitantes com personagens famosos vindos dos quadrinhos como Homem Aranha, Mulher Maravilha, Batman e Coringa. Os pedidos de fotos e poses eram constantes.
A banda Carapuça abriu o Encontro no começo da tarde com um show de rock. No repertório, músicas próprias e covers de bandas e títulos de animes. Uma arena medieval ficou à disposição para os fãs de games simularem duelos de espadas seguindo algumas regras de jogos.
O momento mais esperado do evento foi o Concurso de Cosplay, com direito a premiação em dinheiro para os três melhores caracterizados. Foram mais de 90 inscritos, dos quais 76 foram selecionados. O público se reuniu ao redor do palco para assistir à apresentação e torcer pelos personagens que mais gostaram.
Uma equipe de jurados votou nos três mais criativos, e os vencedores foram Julius Kaesar Silva, interpretando “Cell” do anime Dragon Ball Z; Martha Savastano caracterizada como “Mercy”, do jogo Overwatch ; e Luiz Henrique Harada com sua versão de “Fire”, da série japonesa Winspector.
Para o mês de março já estão programados dois festivais gastronômicos: dias 11 e 12, o Festival de Sorvetes e Churros; e dias 18 e 19, o Festival de Coxinha e Frango.