/governosp
Há séculos a comunidade negra, em praticamente todo o mundo, vem travando lutas em favor da liberdade e igualdade. No Brasil, não é diferente. Em um país de maioria negra onde o preconceito e a violência persistem, ganha ainda mais força e importância a realização de um evento como a FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, cuja quarta edição acontece nos dias 18 e 19 de novembro, no Memorial da América Latina e nos Campi da UNINOVE e da Universidade Zumbi dos Palmares.
A partir do lema “Eu quero liberdade”, serão realizados debates literários e sociais, mostras de cinema, palestras e outras atividades culturais, focando sempre questões relacionadas aos direitos dos negros e a favor do fim do panorama de exclusão ainda persistente. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
“O pilar central da FlinkSampa está relacionado à luta pelo direito do negro à liberdade física, de expressão individual e coletiva, de exercer qualquer trabalho ou profissão e, sobretudo, ao direito de ir e vir. O negro tem todo o direito de se movimentar em um mundo, embora muitos ainda sejam hostilizados, presos e até mortos, sem razão alguma”, reivindica o professor doutor José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, promotora do evento em parceria com a ONG Afrobras.
Homenageado
O homenageado desta edição é o advogado Luiz Gama. Nascido em 1830, ele é uma referência na luta pela igualdade, e sua história de vida é exemplo de persistência na busca de uma formação educacional e de obstinação em defesa de seus ideais e luta pela liberdade.
Além de um debate especial em sua memória, a FlinkSampa vai promover diversas outras mesas, com questões relacionadas à literatura, a aspectos sociais e ao empoderamento feminino, além do lançamento de livros, entre outras atividades. Estão confirmados diversos convidados, entre escritores, representantes do poder público, pesquisadores e educadores, para debates, estudos e reflexões a respeito da situação do negro no Brasil.
Programação
FESTA LITERÁRIA | 18 e 19 de novembro
Das 10h às 20h, no Memorial da América Latina – Biblioteca
Carro-chefe da programação, a Festa Literária reunirá diversas atrações com foco na produção literária de autores negros, lançamentos de livros e na reflexão e diálogo a respeito de questões referentes à história, gênero e conteúdo literários de grande relevância. A curadoria de Literatura da quarta FlinkSampa ficou a cargo da professora e escritora Guiomar de Grammont, que, em 2015, dividiu o espaço com o professor Uelinton Alves. A mesa de abertura, que acontece no dia 18 de novembro, resgatará a trajetória do homenageado, o advogado abolicionista Luiz Gama, e a luta dos negros pela liberdade. Farão parte da mesa o escritor e jornalista Oswaldo Faustino e Arnaldo Niskier, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras; entre outros nomes importantes do cenário literário nacional.
Também participarão dos diversos debates literários da FlinkSampa os autores brasileiros Ana Paula Maia, Ferréz e Paulo Lins e os internacionais, Futhi Ntshingila, (África do Sul), Maria Celestina Fernandes (Angola), Teresa Cárdenas (Cuba), Jean-Paul Delfino (França), entre vários outros. As discussões levarão em conta questões relacionadas à literatura em geral – como a formação de leitores infantojuvenis e as especificidades e convergências entre os diferentes gêneros literários – e à literatura negra.
A mesa Prêmio Oliveira Silveira: reflexões sobre a literatura negra, por exemplo, reunirá o lançamento de cinco obras de autores negros vencedores da premiação, promovida pela Fundação Cultural Palmares. Outro lançamento que acontece dentro da programação da FlinkSampa este ano é o do livro “Violência e racismo no Rio de Janeiro”, de Jorge da Silva, que focaliza a violência no Rio de Janeiro, incorporando na análise o componente da discriminação racial, comumente excluído de estudos do gênero.
FLINKINHA (PROGRAMAÇÃO INFANTIL) | 18 e 19 de novembro
Das 10h às 18h, no Memorial da América Latina/Salão dos Atos
Mostra especial focada no público infantil que trará diversas atrações para as crianças, como troca de livros e contação de histórias, com direito a apresentação de palhaço e malabarista. Julia Carla dos Santos, Isaura Santos, Shirley Mayara e Denise do Nascimento são algumas das contadoras de histórias da mostra que terá também a presença internacional das autoras Maria Celestina Fernandes (Angola) e Teresa Cárdenas (Cuba). A escritora e cantora Márcia Bulcão completa a programação com a Contação de Histórias Musicada do livro “Cartola – Menino da Mangueira e Noel – Menino da Vila”.
PREMIAÇÕES | 18 de novembro
Às 14h30, na Biblioteca do Memorial da América Latina
Uma ação inédita promovida pela FlinkSampa este ano é o 1º Prêmio Flink de Literatura do Jovem Negro. O objetivo da premiação é revelar novos talentos e promover a literatura produzida por autores negros brasileiros e residentes no país. Se inscreveram para concorrer ao prêmio autores de romances inéditos, destinados ao público adulto e escritos em língua portuguesa. Os três primeiros colocados terão seus livros editados, em um volume único, pela Editora Unipalmares.
Outra importante iniciativa na área da literatura promovida pela FlinkSampa, em parceria com o SESI-SP, é a realização do 3º Concurso FlinkSampa de Literarura – SESI. A ação educativa tem como objetivo estimular a leitura, curiosidade, produção e a criatividade, além de aprofundar a questão do protagonismo do negro, tendo como referências suas trajetórias, experiências literárias e acadêmicas. O tema das obras este ano é “Eu quero liberdade” e o homenageado o autor Luiz Gama. Participaram da ação alunos das 165 unidades da Rede Escolar SESI-SP do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA – Educação de Jovens e Adultos (Ensinos Fundamental e Médio).
Mais uma novidade na programação deste ano é a ação voltada especialmente para o público jovem, o Festival AfroMinuto – FLINKSAMPA, que tem por objetivo o estímulo da cultura negra por meio da produção audiovisual realizada por alunos da rede de ensino pública, Fundação Bradesco e Rede SESI da cidade de São Paulo. Os vídeos inscritos têm até um minuto e abordam temáticas relacionadas a luta contra a opressão, liberdade de expressão, combate ao racismo, promoção da igualdade racial e Cultura Negra.
ESPAÇO EMPODERAMENTO DA MULHER NEGRA | 18 e 19 de novembro
Das 10h às 20h, no Memorial da América Latina
Espaço dedicado à beleza, empoderamento feminino, afroconsumo, moda e representatividade negra. Com uma programação rica e diversificada, nele haverá workshops sobre o mercado de cosméticos naturais, cuidados com o cabelo e pele negra; desfiles de moda plus size e africana; e bate-papos sobre a representatividade do negro nas redes sociais, sobre a mulher e o movimento Hip Hop, cabelo e identidade, entre outros temas e atividades.
Entre os destaques, está o bate-papo com a Miss São Paulo 2016, Sabrina Paiva, e a primeira negra vencedora do Miss Brasil, Deise Nunes, no dia 18 de novembro às 16h30. Também no dia 18, às 18h, acontece o bate-papo e desfile African Fashion Talk.
Os Campos das universidades UNINOVE e Zumbi dos Palmares também receberão atividades, como o Seminário Internacional, o Ato Black Lives Matter Too Brazil, fóruns e Mostra de Cinema Audiovisual. Para saber mais detalhes, consulte o site www.flinksampa.com.br
Troféu Raça Negra
A Faculdade Zumbi dos Palmares, em parceria com a ONG Afrobras, realiza também o Troféu Raça Negra, que acontece este ano no dia 21 de novembro, na Sala São Paulo. A homenageada da edição será a cantora e compositora Elza Soares.
Feira gastronômica
Simultaneamente à festa literária, acontece também o 1º Festival do Camarão. A feira gastronômica homenageia uma especialidade da culinária afro-brasileira: o acarajé. Além do quitute, haverá outras diversas opções preparadas com o fruto do mar e também pratos sem ele. Veja mais informações: www.memorial.org.br/2016/11/dias-18-e-19-de-novembro-tem-o-1o-festival-do-camarao-e-flinksampa
A entrada é gratuita, paga-se apenas o que consumir.
Serviço
4ª FLINKSAMPA – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra
Data: 18 e 19 de novembro (sexta-feira e sábado)
Locais: Memorial da América Latina | Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Campus Memorial da UNINOVE | Av. Dr. Adolpho Pinto, 109
Faculdade Zumbi dos Palmares | Av. Santos Dumont, 843 – Armênia
Acesso ao Memorial: Portões 1, 2 e 5
Entrada Gratuita
Mais informações: www.flinksampa.com.br