/governosp
Na tarde desta segunda-feira, reitores e diretores da AUIP (Associação Universitária Ibero-americana de Pós-graduação) conheceram os espaços do Memorial da América Latina como parte de uma visita aos principais pontos de São Paulo. O grupo foi recepcionado por funcionários da Fundação na Biblioteca Latino-americana, onde foi apresentado um vídeo institucional acompanhado de uma conversa sobre a instituição.
A AUIP é um órgão internacional não governamental. Conta com cerca de 180 instituições de educação superior na Espanha, Portugal, Caribe e América latina. Reconhecida pela UNESCO, tem como função divulgar e se aprofundar em estudos de pós-graduação e doutorado nas regiões em que atua.
Francisco Martos Perales, Reitor da Universidade de Granada na Espanha e Diretor Adjunto da AUIP, já veio ao Memorial em outras ocasiões e conta que vieram ao Brasil para uma reunião geral da associação. “O complexo representa um grande símbolo da América Latina no Brasil.”, comenta.
Em sua primeira vez no Memorial, Dolores Pereira Gómez, Diretora Institucional da Universidade de Salamanca, afirma que “dentro dos estudos acadêmicos, o Brasil tem uma grande importância, além de ser um país que se destaca no mundo inteiro pelo seu rápido desenvolvimento”.
Na visita, o grupo também conheceu o Salão de Atos Tiradentes, onde se encontram os seis painéis de Poty e Caribé, e o Painel Tiradentes, de Candido Portinari. Posteriormente passearam pelas mais de quatro mil peças expostas no Pavilhão da Criatividade, onde encerraram a visita.