/governosp
O 2º Resistir com Arte, evento que debateu nesta quinta-feira (9) o papel da mulher na fotografia, foi encerrado com o anúncio do Termo de Cooperação Técnica assinado pelo Memorial da América Latina e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A iniciativa confere às duas instituições status oficial de parceiros no desenvolvimento de ações destinadas à promoção de capacitação, educação e atividades ligadas à arte e a cultura.
“É mais uma conquista para comemorar, porque, com a UNIFESP, ampliamos significativamente o leque de opções de projetos acadêmicos e culturais para a população universitária e abrimos, também, mais espaços para a atividade docente”, disse o cineasta e escritor João Batista de Andrade, presidente do Memorial, que assinou o Termo de Cooperação Técnica ao lado da reitora da UNIFESP, Soraya Soubhi Smaili, e da professora Marília Franco, diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL).
Assim, a UNIFESP se junta às três universidades públicas do estado de São Paulo – USP, Unicamp e Unesp – que já são parceiras do Memorial. O CBEAL também coordena a Cátedra Unesco/Memorial, curso de extensão universitária que este ano terá uma segunda edição no segundo semestre. A nova parceria, observa a diretora Marília Franco, “é de grande importância, pois regulamenta o trabalho em conjunto com a universidade, o que, do ponto de vista do desempenho, é uma ação de produtividade”.
Informalmente, Memorial e UNIFESP já desenvolvem projetos conjuntos, como o 2º Resistir com Arte e o Programa Realidade Latino-americana, que promove estudos sobre um determinado país latino-americano e, posteriormente, leva s participantes para intercâmbio e exercício da língua.
Plano de Trabalho
O Plano de Trabalho prevê, entre outros itens, os seguintes pontos principais: