/governosp
Na manhã desta quarta-feira, dia 11 de maio, começou o trabalho de restauração da escultura “Mão”, de Oscar Niemeyer, localizada no centro da Praça Cívica do Memorial da América Latina. Este é o segundo processo de reparo pelo qual a obra passa; o primeiro foi em 2010. Devido a exposição a céu aberto, a escultura sofre desgastes naturais e apresenta deterioração na pintura e nas letras da inscrição na base piramidal, fissuras e pequenas infiltrações, daí a necessidade de recuperação.
Desenhada em 1988 pelo arquiteto, a “Mão” é um dos principais símbolos da Fundação e tornou-se um marco urbano da cidade de São Paulo. A mão espalmada, com os dedos abertos em desespero, com um mapa da América Latina a escorrer sangue pelo punho abaixo representa uma homenagem as lutas dos povos da região por liberdade, soberania e justiça social.
Erguida em concreto aparente, a obra tem 7 metros de altura. Para a realização do serviço, uma empresa especializada foi contratada. O prazo estimado para a conclusão do trabalho é de 40 dias.