/governosp
A crise parece não ter fim? Que nada, o Memorial da América Latina recebe uma iniciativa que pode fazer você sair do vermelho e terminar o ano e começar o próximo no azul. Trata-se do mutirão de negociação de dívidas “Acertando suas Contas”, entre os dias 10 e 14 de novembro. Promovida pela Boa Vista SCPC, a jornada permite que o consumidor negocie diretamente com o credor em condições favoráveis. A aposta é boa porque, como se sabe, o brasileiro médio é honrado, bom pagador e faz de tudo para sair da dívida.
Maior programa de sustentabilidade de crédito do Brasil, o “Acertando suas Contas” já beneficiou 815 mil famílias, que realizaram 346 mil negociações de dívidas em condições favoráveis, em mais de 60 cidades das várias regiões do País. A exemplo das edições anteriores, o atendimento é gratuito e abrange a consulta ao CPF, a identificação da dívida, detalhamento dos dados da empresa e a orientação para a renegociação, independentemente de o credor estar ou não presente no mutirão. Se o credor for uma das empresas participantes do mutirão, o consumidor realiza a renegociação de imediato no local. Para negociar suas dívidas, o consumidor deve ir até o Memorial da América Latina levando RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para agilizar o atendimento e a negociação, é aconselhável que o consumidor leve também a conta mais recente referente à dívida que pretende negociar (conta de luz, por exemplo).
Segundo Maria José Barros, diretora de sustentabilidade da Boa Vista SCPC, “o Acertando suas Contas” é uma excelente oportunidade para o consumidor regularizar as contas que estão com o pagamento atrasado, limpar o nome e voltar a ter acesso facilitado ao crédito, especialmente para as compras de fim de ano. “Faltando pouco para o Natal, muitas pessoas querem reorganizar as finanças pessoais, usando muitas vezes o 13º salário para quitar dívidas pendentes e, com isso, começar o ano novo com as contas em dia. Esse cuidado que tem sido cada vez mais comum, diante do cenário atual de crise econômica que preocupa cada vez mais a população”, acrescenta Maria José.
De acordo com recente Pesquisa Perfil do Consumidor Inadimplente, realizada pela Boa Vista SCPC em setembro de 2015, embora 20% dos consumidores tenham declarado que sua situação financeira piorou no 3º trimestre de 2015, a maioria dos entrevistados (77%) acredita ter condições de pagar as dívidas vencidas e que geraram a restrição. Dos que vão pagar totalmente, 67% pretendem regularizar a dívida de forma parcelada, dos quais 66% irão regularizar nos próximos 30 dias. A ação de renegociação do “Acertando suas Contas” também vai ao encontro a essa importante parcela de consumidores brasileiros.
Além das negociações, esses eventos são voltados para educação financeira. Durante as edições do “Acertando suas Contas” já foram distribuídas 800 mil cartilhas de orçamento doméstico, com orientações para o consumidor aprimorar seu planejamento financeiro. Nos eventos também são realizadas palestras de educação financeira, ministradas voluntariamente por profissionais da Boa Vista SCPC, integrantes de seu programa de Educação Financeira, especialmente treinados para dar essas orientações.
Além de São Paulo, o “Acertando suas Contas” contempla neste este ano, no Estado de São Paulo, as cidades de Andradina, Guarulhos, Pirapozinho, Itatiba, Campinas, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Registro e Tietê. Nestas localidades, para a realização da campanha, a Boa Vista SCPC conta com a parceria das associações comerciais, empresariais e industriais destes municípios.
No evento estarão presentes as empresas: Bradesco Cartões e Bradescard; Santander e Santander Financiamentos; Claro; NET; Embratel; AES Eletropaulo, Casas Bahia e Natura, além da Vivo, que participará como patrocinadora.
Serviço
Mutirão Acertando suas Contas 2015
Período de realização: 10 a 14 de novembro de 2015
Memorial da América Latina (na Praça da Sombra, ao lado do auditório Simon Bolivar)
Horário: das 9h às 17h
Documentos necessários: RG, CPF ou CNH
Mais informações: www.acertandosuascontas.com.br