/governosp
Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra será nos dias 13 e 14 de novembro, com as participações do, entre outros escritores conhecidos, nigeriano Wole Soyinka, prêmio Nobel de literatura de 1986, do angolano Pepetela e dos brasileiros Paulo Lins e Lázaro Ramos, além de Martinho da Vila, que recebe o Troféu Raça Negra. O homenageado Martinho da Vila faz jus ao Troféu Raça Negra 2015 por sua posição em defesa de questões sociais e da liberdade, além de seu destaque na música, na literatura e na cultura brasileira.
Antecedendo o Troféu Raça Negra, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, a FLINKSAMPA (Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra), no Memorial da América Latina e na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, entre outros espaços, homenageia o sambista Martinho da Vila, por sua importante obra no campo literário. Conhecido principalmente como compositor de sambas, especialmente para a Escola de Samba de Vila Isabel, Martinho da Vila é também autor de 13 livros – entre infanto-juvenis, romances, ficção, literatura, música e uma autobiografia. Tem dois romances publicados, Joana e Joanes – Um Romance Fluminense e Ópera Negra, traduzidos para o francês, e tornou-se veterano no Salão do Livro de Paris ao lançar, em março último, o seu terceiro romance no país, Os Lusófonos, livro que, aliás, já teve reedição em Portugal. Escreve também artigos para os jornais O Globo, Folha de São Paulo, O Estadão e revistas.
Outro destaque esta edição do FlinkSampa é a participação do prêmio Nobel de Literatura de 1986, o nigeriano Wole Soyinka, convidado diretamente pelo reitor da Zumbi dos Palmares, José Vicente. Ele participará dos dois dias do evento. O escritor de 81 anos nasceu em Abeokuta, filho de um mestre-escola de origem yorubá. Fez seus estudos preliminares em Ibadan e depois partiu para a Inglaterra, em 1954, onde formou-se em Literatura na Universidade de Leeds. Sua carreira literária foi construída principalmente na área teatral, embora também tenha escrito ficção e ensaios etnográficos. Foi como dramaturgo que voltou ao seu país, a Nigéria, que se tornou independente em 1960. É, portanto, um dos pais fundadores de sua pátria, de que é crítico e luta por mantê-la unida e secular. Já amargou temporadas de cadeira e exílio por isso.
Idealizada e organizada pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras, a FLINKSAMPA chega à sua 3ª edição sob o lema Eu quero respirar! A frase é uma referência ao direito de existir, de ser negro, de se ver espelhado na sociedade e de contar, de fato, com todos os direitos humanos estabelecidos. FLINKSAMPA conta com a curadoria de Guiomar De Grammont e Uelinton Farias. Além dos debates, abertos ao público, as atividades incluem shows, teatro, praça de alimentação, basquete, grafite e um seminário internacional. Serão apresentados, também, dois desfiles de moda organizados pelo Centro Paula Souza, o Miss Dior e o Saias Étnicas.
Escritores confirmados
Os dois dias da FLINK têm como destaque debates literários com autores consagrados, como Paulo Lins (autor de Cidade de Deus, sucesso mundial ao ser adaptado para o cinema), Ele Semog, o “imortal” Arnaldo Niskier (membro da Academia Brasileira de Letras, da qual foi presidente, sendo autor de vasta obra sobre Educação e História), Emílio Júlio Braz (escritor premiado internacionalmente e roteirista da TV Globo), José Jorge Siqueira, Manto Costa, Salgado Maranhão e Miriam Leitão (ambos prêmio Jabuti), entre outros. Também confirmados, a cubana Teresa Cárdena, além dos angolanos Pepetela e Lopito Feijó.
O ator Lázaro Ramos e o rapper Rael também estão confirmados na FLINKSAMPA
O ator Lázaro Ramos (protagonista da série Mister Brauda Rede Globo) e o rapper Rael são os
artistas confirmados na FLINKSAMPA 2015. Na sexta, 13, às 20 horas, o rapper Rael se apresenta no palco principal do Memorial, cantando hits de seu novo álbum Diversoficando, além de composições dos discos anteriores e releituras de ídolos que o influenciaram em sua trajetória. Lázaro Ramos participará do painel “O caderno de rima de toda criança que há em nós“, no sábado, 14,, às 11 horas. Na ocasião, o ator lançará seu livro infantil Caderno de Rimas do João, pela editora Pallas, ilustrado por Maurício Negro.
Seminário Internacional Racismo no Esporte: da Educação ao Legado Olímpico
Um seminário internacional discutirá o racismo no esporte e terá a presença de personalidades brasileiras e estrangeiras. Confirmados até o momento: João Batista de Andrade (presidente do Memorial da América Latina), Nabil Bonduki (secretário municipal de Cultura de S. Paulo), Orlando Silva (ministro do Esporte), Renata Zandomenighi de Quadros (presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o atleta Robson Caetano, entre outros.
Concurso de poesia
Fruto de parceria com o SESI-SP, entidade da indústria paulista, está sendo realizado um concurso
de poesia baseado no livro infanto-juvenil O Nascimento do Samba, de Martinho da Vila, envolvendo a participação de mais de 90 mil alunos da rede escolar. Os alunos matriculados do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), concorrem a vários prêmios e o tema provoca uma quebra de paradigmas, desmitificando o samba nas escolas.
O vencedor do concurso será premiado no dia 13 de novembro, durante a FLINKSAMPA. Já foram selecionados 39 trabalhos, dos quais sairão 10 finalistas. Os alunos selecionados do 1º ao 10º lugar, em cada categoria, receberão do SESI-SP, Universidade Zumbi dos Palmares e da ONG Afrobras um certificado de participação. O primeiro colocado vai ganhar um smartphone, os outros nove selecionados irão levar para casa o novo livro de Martinho da Vila, Barras, Vilas e Amores, que será lançado na FLINK pelas editoras UniPalmares e SESI-SP. O autor, cantor e compositor Martinho da Vila entregará os livros. Os que ficarem em 1º e 2º lugares de cada categoria irão declamar suas poesias no palco principal da FLINK e terão suas obras publicadas na revista Afirmativa Plural.
O Troféu Raça Negra e a FLINKSAMPA são organizados pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela Afrobras (Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sócio-Cultural). O Instituto Afro Brasileiro de Ensino Superior é o mantenedor da Universidade Zumbi dos Palmares, inaugurada em 20 de Novembro de 2003. Instituição de ensino privada, sem fins lucrativos, trata-se da primeira faculdade idealizada por negros, tendo como foco a cultura, a história e os valores da negritude (90 % dos alunos são negros auto-declarados). É a primeira e única instituição de ensino superior voltada para a inclusão do negro, na América Latina.
O FLINKSAMPA tem se dado melhor a cada ano. Na primeira edição, em 2013, participaram 6 mil pessoas. Em 2014, foram 9 mil. A expectativa de público deste ano é de 15 mil, já que a homenagem a Martinho da Vila deverá atrair um numero considerável de participantes. Os patrocinadores do FLINKSAMPA 2015 são a Coca-Cola Brasil, o Sebrae e o Itaú. E conta com o apoio do CIEE, Sesi, Sesc, CBL (Câmara Brasileira do Livro), Centro Paula Souza e a Uninove.
Programe-se:
Espaço Eu Quero… Saber!
Auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência
13/11 – Sexta-feira
17h Bate-papo com Martinho da Vila
“Eu Quero Respirar… Música e Literatura” – com Paulo Roberto Dias Pereira, Membro da Academia Carioca de Letras. Mediação: Uelinton Farias
Espaço Eu Quero… Literatura!
Auditório da Biblioteca Latino-Americana
13/11 – Sexta-feira
10h Debate “Acessibilidade: o livro universal” – com Ademir Ramos de Silva Filho, Superintendente da Fundação Dorina, Linamara Rizzo Battistella, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Macaé Evaristo, Secretaria de Educação de Minas Gerais
12h Lançamentos de livros com a participação de autores brasileiros e internacionais
14h Bate-papo “A Cor da Palavra” – com José Jorge Siqueira (Brasil), Salgado Maranhão (Brasil) e Manto Costa (Brasil)
16h Bate-papo “A poesia africana e afro-brasileira: respiração, musicalidade, ritmo” – com Cristiane Sobral (Brasil), Éle Semog (Brasil) e Lopito Feijó (Angola)
17h Sarau de poemas com autores brasileiros e estrangeiros
14/11 – Sábado
9h Roda de Conversa “Homenagem in memoriam a Abdias Nascimento: Luta, Coragem, Construção” – com Elisa Larkin e Éle Semog
11h Roda de Conversa “O Caderno de Rimas de toda criança que há em nós” – com Lázaro Ramos, ator e Teresa Cárdenas (Cuba)
14h Roda de Conversa “Lima Barreto e a Língua Brasileira” – com Arnaldo Niskier (Brasil)
15h Mesa Prêmio Jabuti “Diversidade e Tolerância” – com Júlio Emílio Braz (Brasil) e Miriam Leitão (Brasil)
16h Roda de Conversa “As Duas Margens do Rio: Brasil e África” – com Luís Fernando (Angola), Nei Lopes (Brasil) e Pepetela (Angola). Mediação: Allan Teixeira dos Santos Richner, Itaú Cultural
17h Sarau “Balaio Poético das Pretas” – Organização: Claudia Walleska, Fayola Ad Barbosa e Raquel Garcia.
Espaço Eu Quero… Cultura!
Local Salão de Atos Tiradentes
13/11 – Sexta-feira
10h Bate-papo “A Influência das mulheres do cancioneiro de Martinho da Vila” – com Cristiane Sobral (Brasil) e Helena Theodoro (Brasil)
14h Debate “Educação, Preservação e História: Ampliação do Acesso do Negro ao Mercado Audiovisual” – com Alfredo Manevy, Diretor-Presidente da SPCine, Américo Martins, Presidente da TV Brasil, e João Batista de Andrade, cineasta e presidente do Memorial da América Latina, e Francisco Makiesse Calongo Teixeira (Angola) e Marton Olympo, roteirista e coautor da série Santo Forte. Mediação: Maria Gal, atriz e produtora.
16h Bate-papo “O mito na construção Literária” – com Caryl Férey (França)
14/11 – Sábado
9h30 Roda de Conversa “Direitos Humanos e Religiosidade” – com Pe. José Enes de Jesus, Assessor Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo, Pe. Luiz Fernando de Oliveira, Assessor da Pastoral Afro do Regional Sul 1 da CNBB e Rosenilton de Oliveira, Mestre e Doutorando em Antropologia pela Universidade de São Paulo
11h Roda de Conversa “O livro no contexto atual” – com José Castilho, Secretário Executivo do PNLL, Mansur Bassit, diretor executivo da Câmara Brasileira do Livro, e Volnei Canônica, diretor do Livro, Leitura e Literatura (CBL)
14h Roda de Conversa “A Mulher Negra na Literatura Brasileira e Latino-Americana” – com Bianca Santana (Brasil), Conceição Evaristo (Brasil), Mary Grueso (Colômbia) e Shirley Campbell Barr (Costa Rica)
17h Roda de Conversa “Perspectiva do Jornalismo Hoje: Inclusão e Exclusão” – com Maurício Pestana, Secretário Municipal da Promoção da Igualdade Racial, e Flávia Oliveira, de O Globo e Globo News, Miriam Leitão, jornalista e escritora brasileira, mediação: Francisca Rodrigues, Presidente Afrobras
Espaço Eu Quero… Beleza!
Local Galpão IV – Espaço Beleza
13/11 – Sexta-feira
10h Oficina de Tranças Afro – com Andressa Nascimento, aluna de Publicidade da Universidade Zumbi dos Palmares
Oficina de Maquiagem – com Moura’s Cabeleireiros
15h Life Paint – com Lu Barros
15h30 Desfile “Etinic, African Urban e Ethnic” – com ETEC Carlos de Campos
16h Bate-papo “A representação da Mulher Negra na iconografia de Moda Contemporânea” – com prof. Kledir Salgado, ETEC Carlos de Campos
17h Roda de Conversa “Crespas e Cacheadas: O empoderamento do cabelo” – com Neomisia Silvestre, Orgulho Crespo, Xênia França, Grupo Aláfia. Mediadora: Raquel Garcia, escritora, pesquisadora, blogueira e poetisa
18h Bate-papo “Beleza Negra: entre a Coroa e a Passarela” – com Luciana Tavares dos Santos, Miss Pinhais 2015, Gracie Carvalho, Angel da Victoria’s Secret. Mediação: Deise Nunes, Miss Brasil
14/11 – Sábado
10h Oficina de Tranças – com Andressa Nascimento, aluna do curso de Publicidade da Universidade Zumbi dos Palmares
10h Oficina de Maquiagem – com Moura’s Cabeleireiros
11h Bate-papo “Apropriação Cultural: Turbante” – com Bea Caixeta, “Meu Turbante, Minha Coroa”, Ézio Rosa, Bicha Nagô. Mediação: Ana Caroline, Projeto Terça Afro
12h40 Performance “Não embranquecerás” – com Ézio Rosa, Bicha Nagô
13h Bate-papo e oficina “Encontro do Turbante” – com Ana Paula, Ateliê Xongani Arte com Tecido, Márcia Martins, Márcia Turbanista, e a fotógrafa Mayara, aluna de Publicidade e Propaganda da Universidade Zumbi dos Palmares
14h Bate-papo “Afropunk e a Moda” – com Levi Soares, Project Tribe, Renato, Afropunk Brasil, Hanayrá Negreiros, Bacharel em Negócios da Moda e colaboradora no NoBrasil, Magá Moura, modelo e blogueira. Mediação: Luiza Brasil, Mequetrefices
15h30 Desfile “Periferia inventando Moda” – com ETEC Carlos de Campos
16h30 Apresentação “Ateliê Xongani” – com Ana Paula, Ateliê Xongani Arte com Tecido
17h Desfile e bate-papo “Plus Size” – com Li Bombom, Li Bombom Moda Plus Size, Luciane Barros, criadora Africa Plus Size Fashion Week
18h Bate-papo com oficina “Dicas de Beleza para Peles Negras” – com Deise Nunes, Miss Brasil, Luciana Tavares, Miss Pinhais 2015, Erika Januza, atriz, Joyce, maquiadora, e Gabi Dias, modelo e atriz. Mediador: Matheus Dias, modelo e ator
Espaço Eu Quero… História!
Local Galeria Marta Traba
13/11 – Sexta-feira
9h às 21h Exposição “Martinho da Vila: Uma História Além da Música”
10h Oficina “Com quantas mãos se faz um livro” – com Profa. Márcia Lígia Guidin, Mestre e Doutora em Letras pela USP (FFLCH)
14/11 – Sábado
9h às 21h Exposição “Martinho da Vila: Uma História Além da Música”
15h Bate-papo “Homenageado recebe os escritores” – com Martinho da Vila e literários
Espaço Eu Quero… Oportunidades!
Local Galpão II – Stand CIEE – Palestras
13/11 – Sexta-feira
15h30 Simulação de Dinâmica de Grupo – Técnicas para processos seletivos I – com Daniela Agostinho
17h Simulação de Dinâmica de Grupo – Técnicas para processos seletivos II – com Daniela Agostinho
14/11 – Sábado
15h30 Palestra Imagem Profissional + Atitude = Empregabilidade – com Rosana Lopes
17h Palestra Planejamento de carreira – com Rosana Lopes
Espaço Eu Quero… Ser Visto!
Local Palco Central
13/11 – Sexta-feira
11h SuperVivência – com Companhia Experimental de Dança Aqualtune
11h30 Dança – Grupo Def Dancers
14h Premiação do Concurso Literário Martinho da Vila, “Uma lenda viva do samba brasileiro” Participação: Martinho da Vila, Homenageado, Reitor José Vicente, Universidade Zumbi dos Palmares, e Prof. João Caetano, Universidade Zumbi dos Palmares
15h Apresentação de Capoeira – SESI
19h Show – Ricon Sapiencia
21h Show – Rael
Espaço Eu Quero… Ser Visto!
Local Palco Central
14/11 – Sábado
12h Apresentação do Coral – Coral da Universidade Zumbi dos Palmares
12h30 Ballet Clássico – com Projetos Especiais Programa da Família
13h Show de Música Popular Brasileira – com Grupo 4 Vozes
13h30 Grupo Rosa Baiana – com Grupo de Capoeira do Ponto de Cultura Mestre Mirão, da Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Rosa Baiana
18h Capoeira Grupo San Martinho – com Projetos Especiais Programa da Família
18h30 Maculelê San Martinho – com Projetos Especiais Programa da Família
19h Espetáculo “Palavra é Poder” – com Elisa Lucinda, escritora e atriz, Geovana Pires, atriz e professora de poesia falada
21h Baile Charme – com Black Luxury e Equipe Swag
Espaço Eu Quero… Liberdade!
Local Galpão V – Diversidade
13/11 – Sexta-feira
14h Show de MPB – Zaia
15h Canção da Chuva de Gana – com Francine Machado, Empório da Palavra
16h Sarau – com Jairo Pereira, do Alpiste de Gente
17h “Eu posso ir aonde eu quiser?” – Roda de conversa sobre o direito de ir e vir – com Ernesto Xavier, cronista dos blogs Encefálica e Boletim Afrocarioca
18h Dança e Batalha de Rap – com Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop
14/11 – Sábado
15h Mesa de debate “O amor tem cor?” – com Dulce Lima, Blogueiras Negras, Eliane Dias, empresária do Racionais Mc’s, Claudete Alves, escritora. Mediadora: Adriana Zabayomi, aluna do curso de Direito da Zumbi dos Palmares
16h Apresentando o livro “2014: O Espírito da Copa” – com Ernesto Xavier, cronista dos blogs Encefálica e Boletim Afrocarioca, Paulo Roberto Andel, cronista dos blogs Encefálica e Panorama Tricolor
17h Competição de poesia – com Lews Barbosa, Slam do Grito
18h Show de Reggae – Dago Miranda
18h30 Teatro Jornal – Projetos Especiais Programa da Família
Unidade Móvel de Cultura e Artes do SESI!
Local em frente a Biblioteca Victor Civita
13/11 – Sexta-feira
9h Contação de HistóriaParticipação: Tania Veiga
10h Contação de História – com Tania Veiga
11h Live painting – com Dingos del Barco
12h Contação de História – com Mayara Ferreira
16h Contação de História – com Cléia Lucia da Silva
14/11 – Sábado
9h Experimentando Arte Eletrônic
11h Fazendo arte com obras de Arte
13h Quadrinhos. Que história é essa?
15h Leitura livre e mediação
17h Jogando com Arte – ‘Cabeça’
Espaço Vestibular Zumbi dos Palmares!
Local Galpão III – Patrocinadores
13/11 – Sexta-feira
9h às 21h Inscrição para o vestibular Universidades Zumbi dos Palmares
10h Homofobia – com Marcel Cabral, LGBT da mídia brasileira
11h30 Preta é sua cor – com Nabby Clifford
13h Intervenção Hip Hop – com Kleber, BMCKM, Yamada, Insano e K7assico
14h30 Intolerância Religiosa – com Rogério Cipó, fotógrafo e pesquisador
16h Genocídio da população pobre, negra, periférica – com Coordenadoria da Juventude
17h30 Preconceito – com Vinicius Rodrigues, mestre em ciências Sociais pela PUC/SP
19h Sarau – com Slam da Guilhermina
20h30 Intervenção Literária – Jean Mello, educador social formado pelo Núcleo de trabalhos comunitários da PUC/SP
14/11 – Sábado
9h às 21h Inscrição para o vestibular Universidades Zumbi dos Palmares
10h Gordofobia – com Vevê Verônica, militante do movimento negro
11h30 Intervenção Literária – Robson Miguez, artista plástico e escritor
13h Danças Sassou & Atopani – com Grupo de Togo
14h30 Slam do Grito – com Lews Barbosa, Slam do Grito
16h Empreendedorismo – Leandro Dias, doutor em educação pela Universidade Leon
17h Tá Bom Pra Você – com Érico Brás
18h Preta é sua cor – com Nabby Clifford
19h Intervenção Literária – Kleber, BMCKM, Yamada, Insano e K7assico
Espaço Editoras Eu Quero… Conhecimento!
Programação fixa dias 13 e 14 de Novembro
Participação: Editora Zumbi dos Palmares, Editora Zahar, Editora Companhia das Letras, Editora CARAS, Elevação/LBV, Editora Quilombhoje, Editora SESI, Editora Uirapuru, Editora Unicamp, Editora Kitabu, Editora Pallas, Caros Amigos e Editora Boi Tempo e Editora Agostinho Neto (Angola)
Espaço Eu Quero… Disputar!
Local Quadra Esportiva
09h às 19h Atividade: Basquete de Rua. Participação: N3x3, Basquete de Rua, Jogadores cadeirantes Slack line
Espaço Eu Quero… Participar!
Local Galpão III – Patrocinadores
Participação Espaço VIP Zumbi dos Palmares Vestibular, Microsoft, Portal Afrobrasileiros, CIEE
Itaú Cultural!
Local em frente a Biblioteca Victor Civita
09h às 20h Leia para uma criança e Troca de Livros
Espaço Empreendedores Eu Quero… Negócios!
Local Galpão III – Empreendedorismo
Participação Atêlie Xongani – Roupas e acessórios femininos afros, Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop – Livros, artesanato, quadros, camisetas, DVDs e CDs, Ateliê Marisa Moura – Cabelo e trança / roupas e acessórios afro / bonecas de pano / reciclagem com vidro, Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Rosa Baiana – Birimbau, caxixis, padeiros, camisetas e produtos artesanais, Aroldo Macedo – Revistas e Livros, Muene Cosméticos e Instituto Portal Afro – Cosméticos e maquiagem, Girassol 730 Produções – Apresentação do portal, livros e demais produtos ligados ao site, ANB3X3 – Camisetas, bonés, mini bolas de basquete e chinelos, Africa Plus Size – Roupas, acessórios e cosmético, Pretinhos e Pretinhas – Camisetas e acessórios, ASO OGE – Artesanato com tecido e fuxico, CRM – Eventos
Festival Food Park!
Local Praça de Alimentação
Universidade Nove de Julho!
IV Conferência Internacional
Espaço Eu Quero… Arte!
Local Biblioteca Victor Civita
Exposição Life Paint, artista Lu Barros
Exposição Faz de Conta, artista Robson Miguez
Serviço:
FlinkSampa 2015 – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra
Dias 12, 13 e 14 de novembro
Auditório da Biblioteca Latino-Americana
Auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Salão de Atos Tiradentes
GRÁTIS