/governosp
Em 16 de setembro de 1810, um padre mexicano declarou a independência de seu país. Quase um ano depois o padre Miguel Hidalgo Y Costilla e seu grupo foram capturados e executados pelos espanhóis. Mas não teve jeito, estava deflagrado o processo político militar que – em 1821 – resultaria oficialmente em uma nova nação, aceita pelos colonizadores europeus.
Neste sábado, 19 de setembro, 205 anos depois, a comunidade mexicana residente em São Paulo se reúne na Fundação Memorial da América Latina para comemorar esse feito. Organizada pelo Consulado Geral do México em São Paulo, a festa terá a apresentação de autênticos mariachis e da jovem cantora mexicana Edna Arely, entre outras atrações, que entoará músicas norteñas (apesar dela ser do Estado de Puebla, mais ao sul) tradicionais. Formada pela Benemérita Universidad Autónoma de Puebla “médica cirurgiã e parteira”, ela é conhecida como a “voz que cura”, pois sua voz é como “una medicina (remédio) que cura las penas de amor y del alma”. A alma mexicana aqui representada pelos grupos de mariachis Los Charros e Rojo Tabaco.
E como saco vazio não para em pé, haverá à venda gastronomia do país da América do Norte, bem como uma feirinha de artesanato. As atividades se concentram no espaço em frente ao Auditório Simón Bolívar, conhecido por Praça da Sombra. Nem é preciso dizer que a festa se abre e se oferece para todos os brasileiros, que serão muito bem vindos. A entrada é gratuita.
Programa:
13h …… Mariachi Los Charros
14h …… Grupo Rojo Tabaco
15h …… Edna Arely
16h ……. Grupo Rojo Tabaco
17h ……. Edna Arely
Comemoração da Independência do México
Sábado, 19 de setembro, a partir das 13h
Shows musicais, gastronomia e artesanato
Praça da Sombra/ Memorial