/governosp
Mais do que um evento que a cada ano vai se consolidando como o mais tradicional do gênero em São Paulo, a exposição de ônibus e caminhos antigos “Viver, Ver e Rever” é ponto de encontro que faz a ponte entre passado e o presente na história do transporte coletivo e de cargas do país.
É com esta expectativa que o criador e organizador da mostra, Kaio Castro, presidente do 1º Clube do Ônibus Antigo de São Paulo, recebe os colecionadores que vão exibir suas relíquias nos dias 8 e 9 de novembro na Praça do Memorial. Este ano, diz Castro, “serão 36 caminhões e 32 ônibus dos mais variados modelos, desenhos e, especialmente de muitas histórias”.
Outra atração, que foi sucesso absoluto na edição do ano passado, é a Rádio Vitrola, que toca e atende o público com músicas e hits dos anos 1960 a 1980. A praça do Memorial, nos dois dias da exposição, transforma-se em verdadeiro museu a céu aberto porque, além dos caminhões e ônibus, o público poderá levar para casa miniaturas e outras lembranças relacionadas ao evento.
Será uma nova oportunidade para os visitantes terem contato com a história dos transportes do passado, como o caminhão FNM, muito usado na construção de Brasília. “Essa viagem é uma emoção muito forte a cada edição Aqui, revemos amigos e fazemos outros, sempre de forma descontraída. Relembrar o passado é entender o presente e contribuir para melhorar o futuro”, diz Castro.
O evento é indicado para alunos universitários e alunos das escolas municipais e estaduais. A exposição faz parte do Calendário Turístico de São Paulo e é realizada sempre no mês em que se comemora o “Dia da Preservação da Memória dos Transportes em Ônibus”, no dia 30 de novembro.
EXPOSIÇÃO VVR – VER, VIVER E REVER
ENCONTRO NACIONAL DE ÔNIBUS E CAMINHÕES ANTIGOS
DIAS: 8 e 9 de novembro
HORÁRIO: Das 9h às 17h
LOCAL: Memorial da América Latina – Praça Cívica
ENDEREÇO: Metrô Barra Funda
ENTRADA: Gratuita