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Tristeza. Terror. Alegria. Amor. Como sempre, a programação de maio do Cineclube Latino-Americano provoca sentimentos e reflexão. Prestes a comemorar um ano de existência, a parceria entre a Fundação Memorial da América Latina e o Cineclube Latino-Americano se consolida como ponto de encontro dos amantes da sétima arte, apoio para pesquisadores e opção de lazer para a família.
A programação está dividida em sessões permanentes, com os filmes sendo exibidos em dias fixos da semana: nas quartas-feiras, às 19h, é a Sessão Nuestra América, em parceria com o grupo de estudos Cinema da América Latina e as Vanguardas Artísticas, ligado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O tema deste mês é A estética do real maravilhoso no cinema latino-americano contemporâneo.
Realismo mágico
A ideia de América Latina é continuamente reinventada. Uma das vias de recriação do imaginário do continente é o Realismo Mágico literário de Alejo Carpentier, Miguel Angel Astúrias e Gabriel Garcia Marquez, entre outros. O real maravilhoso caracteriza-se pelo envolvimento de um elemento estranho à uma realidade comum e sua progressiva normalização, pela ausência de identificação cronológica e espacial, pela preponderância do tempo circular, pela construção simbólica dos espaços e pela temática predominantemente relacionada com a mestiçagem, o sincretismo e o isolamento. Alguns filmes da América Latina reinventam este ideário e imaginário como espaço geográfico-cultural, por isso o ciclo A estética do real maravilhoso no cinema latino-americano contemporâneo.
Após a exibição sempre se dá um debate com a mediação de professores ou pesquisadores de temas relacionados. Em maio, as discussões são coordenadas por Cristina de Branco. No final do mês haverá uma mesa redonda com a participação de Rosana Catelli e Cláudia Mogadouro. Confira a Sessão Nuestra América de maio:
7 de maio – Erendira (Ruy Guerra, México/Portugal/Alemanha, 1983)
sinopse: Baseado na obra A incrível e triste história da cândida Erêndira e sua avó desalmada, de Gabriel García Marquez, este filme acompanha a vida da jovem Erêndira. A casa de sua avó é destruída por um incêndio. Envolta nas suas visões, Erêndira é obrigada pela avó a prostituir-se para restituir-lhe todos os seus bens. A moça segue a determinação da avó, apercebendo-se do seu enriquecimento desmedido e da exploração que sofre.
14 de maio – La Teta Asustada (Claudia Llosa, Peru, 2008)
sinopse: A morte da mãe de Fausta leva-a a trabalhar numa casa rica para pagar o transporte do caixão até ao pueblo aonde a mãe nascera. Esta saída de casa e da envolvência familiar mediadas pelo labirinto periférico de Lima, Fausta vê-se obrigada a superar traumas maternos e seus próprios.
21 de maio – Los viajes del viento (Ciro Guerra, Colombia, 2009)
sinopse: Ignácio Carrillo leva consigo uma sanfona amaldiçoada que o domina e o leva a viajar toda a vida tocando-a em pequenos povoados. Após a morte de sua esposo, Ignácio volta a pegar a sua mula para devolver a sanfona ao seu dono. No início do caminho, o jovem Fermín junta-se a ele transformando a normalidade da sua viagem e da sua vida.
28 de maio – Los cubanos. Breton es un bebé (Arturo Soto, Cuba/Brasil, 2008)
sinopse: Um grupo de diretores del ICAIC viaja por Cuba, tentando descobrir o a vivência quotidiana do que chamam de real maravilhoso.
Bibliografia:
BECERRA, Juan Aquilino Cascón. “Realismo Mágico. Historia e Intrahistoria en el cine iberoamericano” In Trocadero (18) 2006, pp.113-126.
FRANÇA, Bárbara. “A Teta Assustada e a atualização do Realismo Mágico” In Cambiassú, ano XIX, no 10, São Luís, 2012.
GARCÍA MÁRQUEZ, Gabriel, «Fantasía y creación artística en América Latina y el Caribe» in Voces. Arte y Literatura, número 2, San Francisco, 1998.
Gosma Verde
Divertido e sugestivo, já no nome – Gosma Verde – a sessão se abre a todo tipo de gênero cinematográfico, regurgitado pela criatividade, talento e irreverência latino-americana. Estão lá ficção científica, horror, comédias, produções underground, filmes b, trush ou como quisermos chama-los. Neste mês, o tema é “Horror em Latinoamerica I”. Todos os filmes são em versão original, com legendas em português. Às quintas-feiras, às 20h.
8/5 – “Alucarda, La Hija De Las Tinieblas”, direção Juan Lopes Moctezuma (Mexico, 1978, 85 min.)
15/5 – “La Cara Oculta”, direção Andres Baiz (Colômbia, 2011, 90 min)
22/5 – “Santa Sangre”, direção Alejandro Jodorowisky (Chile, 1989, 123 min)
29/5 – “Penumbra”, direção Adrian Garcia Bogliano e Ramiro Garcia Bogliano (Argentina, 2011, 94 min)
Cinema Mudo
Às sextas-feiras, às 20h, é a vez da Sessão Cinema Mudo, com acompanhamento musical ao vivo, como nos velhos tempos, nas primeiras décadas do século XX. O ciclo deste mês é “Os vampiros”. O verdadeiro fascínio por filmes com essa temática vem dos primórdios do cinema. Dirigidos por Louis Feuillade, os filmes de curta-metragem consagraram a atriz francesa Jeanne Roques, mais conhecida por Musidora, a primeira vamp do cinema. O Cineclube Latino-Americano apresenta uma série de dez episódios dirigos por Feuillade, produzidos pela Gaumont nos anos 1915 e 1916. Programe-se:
Os Vampíros
roteiro e direção: Louis Feuillade
produção: Gaumont
elenco: Musidora, Édouard Mathé, Marcel Lévesque, Jean Aymé, Fernand Herrmann, Stacia Napierkowska
França, 1915-16, 440 min. (dez episódios)
Dia 9 – Episódios 1 (A cabeça cortada), 2 (O anel que mata) e 3 (O criptograma vermelho) – 90 min.
Dia 16 – Episódios 4 (O espectro), 5 (A fuga do morto) e 6 (Os olhos que fascinam) – 117 min.
Dia 23 – Episódios 7 (Satanás) e 8 (O mestre do raio) – 101 min.
Dia 30 – Episódios 9 (O homem dos venenos) e 10 (Núpcias sangrentas) – 108 min
Sessão Cineclubista
Sempre aos sábados, às 17h, a Sessão Cineclubista apresenta ciclos específicos, escolhidos pelos sócios do cineclube. Em maio o tema é “Buñuel Incortornável”, com alguns dos filmes mais importantes do cineasta espanhol, naturalizado mexicano Luís Buñuel (1900 – 1983)
Dia 10
O cão andaluz, 1929
Nessa experiência surrealista realizada com o pintor Salvador Dali, Buñuel apresenta uma sequência de imagens oníricas que impacta até o olhar contemporâneo, saturado de audiovisual.
A idade do ouro, 1930
Mais um filme realizado pela parceria Dali/Buñuel. Chama atenção como o filme trata os dogmas da sociedade, principalmente a Igreja Católica. Segundo o diretor, a película trata de um amor jamais concretizado.
Dia 17
O anjo exterminador, 1962
Ainda influenciado pelo surrealismo, Buñuel cria situações com a sociedade aristocrática, onde personagens ricos se veem presos – com portas e grades imaginárias – numa das salas de uma mansão. Com o tempo surgem os instintos mais primitivos.
Dia 24
A bela da tarde, 1967
Buñuel inspirou-se na obra de Joseph Kessel para fazer o roteiro deste drama. Séverine é casada com um médico. Jovem, rica e bonita, contudo infeliz. Busca num bordel, comandado pela Madame Anais, realizar suas fantasias eróticas.
Dia 31
O estranho caminho de São Tiago, 1969
A história acontece durante uma jornada pelo caminho de Santiago de Compostela. Mas o que era para ser uma aventura comum se torna um desafio à fé aos dois peregrinos (Pierre e Jean). No trajeto encontram Jesus Cristo, a Virgem Maria e até o diabo.
Sessão cineclubinho
O domingo é cheio de filmes, atividades e brincadeiras especiais para a criançada no Cineclubinho, às 15h. No ciclo “Chama a sua turma”. As sessões trazem produções de diferentes nacionalidades: “A guerra dos botões” (França, 1962) satiriza a “guerra dos adultos”; “Os meninos da rua Paulo” (Hungria/EUA, 1969) conta a história de moleques que disputam um território em Budapeste; E “Um dia, um gato” (Tchecoslováquia, 1963) nos coloca nos mundo do garoto que tem o poder de fazer com que as pessoas mudem de cor. Todos os filmes são em versão original, com legendas em português.
Dia 11 – A guerra dos botões (França, 1962), de Yves Robert, baseado no romance homônimo de Louis Pergaud. Uma sátira à guerra dos adultos, em que os vencedores humilham os vencidos tirando os botões de suas calças e de seus suspensórios.
Dia 18 – Os meninos da rua Paulo (Hungria/EUA, 1969), de Zoltán Fábri, baseado no libro homônimo de Ferenc Molnár. Duas turmas de moleques disputam um terreno na Budapeste de 1889. Um deles é acusado de traição.
Dia 25 – Um dia, um gato (Tchecoslováquia, 1963), de Vojtch Jasný. Um estranho gato faz com que as pessoas mudem de cor conforme o caráter delas. Os mentirosos ficam roxos, os apaixonados amarelos.
Sessão Charlas de Cineclub
Somente no último sábado do mês, às 14h, essa sessão é boa para treinar o espanhol, pois os filmes são sem legendas e, após cada exibição, há um debate nesta língua. Em maio, o filme escolhido é o argentino “El hombre al lado” e a convidada para discuti-lo é Graciela Foglia (EFLCH-Unifesp), professora de Literatura Espanhola e Hispano-Americana.
Dia 31 – “El hombre de al lado”(2009, Argentina – 101 min.), de Gastón Duprat y Mariano Cohn. Uma simples parede pode dividir dois mundos. Quando Víctor (Daniel Aráoz), rústico e avassalador vendedor de carros usados, decide fazer uma janela para ter mais luz na sua casa, começam os problema com o vizinho, Leonardo (Rafael Spregelburd), refinado designer de sucesso internacional que vive numa casa realizada pelo famoso arquiteto Le Corbusier. Conflito entre vizinhos ou luta de classes?