/governosp
Alinhada com o propósito de ampliar o acesso à leitura e à informação, a Secretaria de Estado da Cultura investe em ações, projetos e eventos que visam fortalecer cada vez mais as bibliotecas públicas existentes e disseminar cultura de qualidade aos cidadãos. E é compartilhando desta ideia que o Memorial da América Latina recebe nos dias 05 e 06 de dezembro, a partir das 8h, o 6° Encontro Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias – Biblioteca Viva, uma iniciativa da Unidade de Bibliotecas e Leitura (UBL) para promover o desenvolvimento pessoal e profissional daqueles que trabalham em bibliotecas, programas e projetos de leitura.
O Seminário conta com palestrantes do Chile, Portugal, EUA, Colômbia, entre outros, debatendo temas como: Centros de Recursos para o Aprendizado no Chile; as bibliotecas públicas de Comfenalco Antioquia: uma proposta de inclusão e participação; avaliação de políticas públicas e incentivo à leitura; o trabalho com a literatura na escola: da sala de aula à biblioteca; integração entre bibliotecas e escolas.
O anual Encontro Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias é um espaço criado para o intercâmbio de experiências e práticas. Nos seis anos de existência do evento, alguns projetos nacionais e internacionais já se tornaram realidade em bibliotecas por todo o Brasil.
Além de palestras e debates, acontecem durante o encontro mesas redondas com importantes convidados, bate papos com escritores e uma mostra de painéis sobre experiências bem sucedidas em bibliotecas públicas do país e do exterior. O evento tem entrada franca e é realizado no auditório da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, localizado nas dependências do Memorial. Para conferir a programação completa do 6° Seminário Biblioteca Viva acesse http://www.bibliotecaviva.org.br/.