/governosp
Agosto é o mês do Folclore. E o Memorial programou para sua praça uma série de atrações tradicionais do Estado de São Paulo. As atividades começam neste sábado, 10 de agosto, com a famosa Queima do Alho, tradição centenária originada na região de Barretos e atração da sua Festa do Peão Boiadeiro (15 a 25 de agosto).
Essa tradição culinária surgiu nas caravanas de tropeiros do interior paulista. Arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne, mandioca e churrasco fazem parte do cardápio, tudo servido com uma porção generosa de alho “queimado”.
No Memorial foi convidada a celebrada Comitiva Benevides para preparar os pratos. O visitante paga R$ 10,00. Em Barretos se organiza uma espécie de concurso culinário em que o vencedor é o cozinheiro que prepara o prato mais saboroso em menor tempo, isso em um fogão improvisado, bem próximo ao chão.
Enquanto os peões cuidam das panelas, na Praça do Memorial a Catira Espora de Prata vai correr solta, ao som da viola caipira de Netinho Scavacini. A festa, que abre as comemorações do mês do Folclore no Memorial da América Latina, prossegue nos sábados seguintes com apresentação de congadas, dança de São Gonçalo e Folia de Reis.
Simultaneamente, a programação da praça mantém suas atividades gratuitas de sempre, com parque infantil, feira de livros e artesanato, barracas de comida típica latino-americana, equipamentos de ginástica e outras atividades. Tudo comandado pelo impagável Palhaço Gelatina.
Serviço:
Atrações da Praça do Memorial
Sábado, 10 de agosto de 2013
Queima do Alho Comitiva Benevides: 11h às 17h
Participação: R$ 10,00
Catira Espora de Prata: 13h e 15h30
Grátis
Show de Netinho Scavacini: 16h
Grátis