/governosp
.
.O outro que existe em mim. Artistas plásticos argentinos residentes no Brasil expõem no Memorial durante a “VII Exposição Artistas Plásticos Argentinos Residentes no Brasil”, de 30 de outubro a 22 de novembro. Trata-se de uma mostra de criadores que viveram a experiência da imigração. São eles: Antonio Lizárraga, Adriana Zoudin, Laura Oesterheld, Patricia Trigub Clover, Guillermo Von Plocki, Diego S. Garcia, Alicia Rossi, Juan Balzi, Isabel Levit, Andrea Elordi, Ricardo Amadasi, Anastácio, Antonio Contato, Patricia Jusit, Ester Santiago, Claudia Di Paolo, Maria Fernanda Marcenaro, Eduardo Schamó, Ana Carolina Mesquita, Ana Lia Collivadino, Alfredo Pizzutiello. A organização é do Club Argentino de São Paulo.
Sobre a ambigüidade que eles carregam, o curador Oscar D´Ambrosio escreveu: “Os artistas participantes, seja nascidos na Argentina, no Brasil ou em qualquer outro país, apresentam trabalhos, antigos ou novos, que tratem desse embate interior entre aquilo que se é, aquilo que se acha ser e aquilo que os outros acham que somos nós”. Segundo Ruben Duarte, membro da Comissão de Cultural do Club Argentino de São Paulo, a proposta curatorial defende exatamente o diálogo entre o ser e o sonhador existente na alma do imigrante”.
Naturalmente, os organizadores são, eles mesmos, argentinos que deixaram seu país por um motivo ou outro e se estabeleceram em São Paulo. Mas por meio do CASP mantém intensa atividade artística unindo as culturas dos dois maiores países da América do Sul. Conforme explica Oscar D´Ambrosio, que chegou ao Brasil em 1971, com 7 anos de idade, e aqui se formou jornalista e mestre em Artes Visuais pela UNESP, “ao discutir esse rico universo sem fronteiras, cada artista oferece uma contribuição plena de significado e de humanidade. Acima da questão técnica, nesta exposição, o que fala mais alto é o poder de cada resultado plástico, seja na pintura, escultura, gravura, desenho ou instalação, de mobilizar as nossas mentes, deixando o outro que está em cada um de nós se manifestar em liberdade”.
Veja fotos da abertura da exposição abaixo:
Serviço:
VII Exposição Artistas Plásticos Argentinos Residentes no Brasil
Realização: Club Argentino de São Paulo
Período: 30 de outubro a 22 de novembro
Local: Galeria direita do Auditório Simón Bolívar.
Horário: terça a domingo, 9 – 18h
Entrada franca.
Obs.: Durante os eventos fechados no auditório, a visitação será interrompida.