/governosp
São Paulo, 23 de abril de 2009.
O Memorial exibe uma seleção especial de filmes latino-americanos, para complementar as aulas do curso de extensão universitária “Cinema e Identidade na América Latina“. As sessões acontecem neste final de semana – dias 25 e 26 de abril, na sala de vídeo do Pavilhão da Criatividade. A entrada é franca e, para participar, não é necessário realizar inscrição.
Programação:
Dia 25/04
15h – Tangos, Exílio de Gardel – Fernando Solanas
(Argentina/França, 1985 – 118 min)
Na amargura do exílio, um grupo de argentinos em Paris procura distração e uma ligação com sua cultura montando uma série de tangos. O filme alterna-se entre os vibrantes ensaios e suas vidas limitadas a apartamentos baratos, subemprego, a difícil comunicação com suas famílias em casa, tentando seguir em frente com o que acreditam ser condições temporárias de vida em uma terra estranha.
17h – Yawar Mallku – Sangre Del Condor – Jorge Sanjinés
(Bolívia, 1968 – 65 min)
Inspirada em acontecimentos verídicos. O filme retrata período em que segmento de mulheres bolivianas eram esterilizadas por membros do extinto Corpo de Paz. A imagem final do filme mostra a comunidade local empunhando armas como símbolo de rebeldia e luta contra a opressão e divisão de classes.
Dia 26/04
17h – Memória Del Subdesarrollo – Tomás Gutiérrez Alea
( Cuba, 1968 – 96 min)
Memórias do subdesenvolvimento é ambientado em Cuba, no ano de 1962. Sergio, um diletante burguês, permanece em Cuba, enquanto sua família parte para o exílio. Sua inconsistência ideológica o mantém como um mero espectador de uma sociedade em convulsão. Uma vez perdido seu antigo mundo, ele não é capaz de se integrar ao processo revolucionário.
17h – Reed, México Insurgente – Paul Leduc
( México, 1973 -124 min)
O jornalista americano Jonh Reed penetra no território mexicano para testemunhar a revolução: conhece o general Urbina, assiste aos fuberais de Abraham González, entrevista Pancho Villa, mas, acima de tudo, relaciona-se com uma série de personagens anônimos, homens e mulheres protagonistas da história mexicana.