/governosp
A Banda Sinfônica Jovem, formada por 70 músicos bolsistas da Universidade Livre de Música do Centro Tom Jobim – Organização Social da Cultura ligada à Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo -, com regência da Maestrina Mônica Giardini, faz duas apresentações neste fim de semana no Memorial da América Latina, dentro do VII Encontro Nacional de Clarinetistas. Os espetáculos são gratuitos.
No sábado, dia 17, às 21h, o programa é:
Alfred Reed – A Festival Prelude
Carl Maria von Weber – Concerto Nº 2 – solista: Michel Arrignon (França), clarinete
Antonio Vivaldi – Concerto para Quatro Clarinetes e Banda (transcrição: Luca Raele)
solista: Sujeito a Guincho (Luca Raele, Sérgio Burgani, Diogo Maia, Nivaldo Orsi, Luis Afonso Montanha)
No domingo, dia 18, às 19h, no encerramento do VII Encontro Nacional de Clarinetistas, o programa é:
Kees Vlak – Concerto para Clarone e Banda – solista: Luis Afonso Montanha
Andrew Boysen Jr. – Kirkpatrick Fanfare
Max Ferreira – Chorandinho – solista: Otávio Quartier
Handel – Concerto Grosso – solista: Coral de Clarinetes da BSJESP
Hudson Nogueira – Concerto para Clarinete e Banda – solista: João Francisco Correia
Banda Sinfônica Jovem
Formada por 70 músicos bolsistas, foi criada em 1993 sob a regência de Mônica Giardini, objetivando a profissionalização. Em 14 anos de atividades, vem executando arranjos de compositores consagrados da música erudita e composições originais para Banda Sinfônica, inserindo obras do repertório popular. Atuou em óperas e poemas sinfônicos, executou obras de Rick Wakeman, a primeira audição da ópera Treemonisha de Scott Joplin e “Paulistana Retrato de uma Cidade” de Billy Blanco. Entre os convidados recebeu o maestro húngaro Lazslo Marosi e solistas como Hector Costita, Isaías e seus Chorões e Naná Vasconcelos.
Mônica Giardini
Desde 1993 é regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Mestra em Musicologia pela USP, Bacharel em Violão e Pedagogia Plena, estudou regência orquestral e de banda. Aperfeiçoou-se em Festivais de Música como o de Inverno de Campos do Jordão, Curitiba e da Bachakademie em Sttutgart. Lecionou artes musicais na Universidade Mackenzie e Prática de Orquestra no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim.
Ficha Técnica
Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo / Regente: Mônica Giardini / Regente Assistente: Marcos Sadao Shirakawa / Produtora Executiva: Maria Lúcia Medeiros Gumiel / Produtores: Joel Lourenço e Fátima de Almeida Leria / Arquivista: Patrícia Montagnani Thomaz/ Inspetor: Aroldo de Brito – Montadora: Roseli Siqueira
Serviço:
Datas: 17 de maio, sábado, às 21h – 18 de maio, domingo, 19h
Local: Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda.
Tel: 3823-4600 – Entrada Franca
876 lugares – acesso para deficientes físicos
Ar condicionado