/governosp
O projeto Música do Meio-Dia passa a ser semanal neste mês de setembro. Quem ganha é o público, que poderá ouvir, todas as terças-feiras, concertos de grupos de câmara, sempre ao meio-dia. O maestro Paulo Maron e o coordenador do Departamento de Música de Câmara da USP, Michael Alpert, se revezam na escolha do programa. A entrada é gratuita.
Criado em 2003 pelo maestro e compositor Paulo Maron, o Núcleo Universitário de Ópera congrega jovens estudantes de canto lírico de nível universitário, recém-formados ou em formação, vindos de diferentes escolas e universidades.
Confira abaixo o programa da próxima terça, dia 4 de setembro
Johannes Brahms “Wie Melodien”
Robert Schumann “Du bist wie eine Blume”
Johannes Brahms “Dein blaues Auge“
Randel Tadeu O. Cunha – canto, Felipe Balieiro – piano
———————
W.A. Mozart (1756-1791) Divertimento em Fá Maior, K. 138
– Allegro
– Andante
Felix Mendelssohn (1809-1847) Quarteto no.4 em Fá Maior op.64
-Allegro vivace assai
-Allegro assai
Ângelo Martins, Luis Fernando Borten – violinos
Tatiane Lopes – viola, Thiago Faria Soares da Silva – cello
———————–
John Dowland (1563-1626)
– If my complaints could passions move
– Come Again
Girolamo Frescobaldi (1563-1643)
– L’Aura Spira
Baruch Bulman (ca.1600)
– Pavan
Frederico Garcia Lorca (1898-1936)
-Los Cuatro Muleros
-Zorongo
Michele Toma – canto, Felipe Fachini – violão
————————
Francis Poulenc (1899-1963) Trio para Oboé, Fagote e Piano
-Presto
-Andante
Ellen Roberto – oboé, Ester Carolina Muniz – fagote,
Tarsila de Oliveira Delfine – piano
No dia 11, o Núcleo Universitário de Ópera apresenta trechos da ópera “Os Guardas do Rei“, de Gilbert e Sullivan. Na terça seguinte, dia 18, os músicos da ECA voltam a executar seus programas. E, para encerrar o mês, no dia 25, A soprano Gabriella Rossi virá acompanhada do maestro Paulo Maron, no piano, para executar um programa em homenagem a George Gershwin.
Confira abaixo o programa de dia 11 de setembro:
OS GUARDAS DO REI
Ópera em dois atos de Gilbert e Sullivan
Trechos principais adaptado para canto e piano, com narração.
Com Membros do Núcleo Universitário de Ópera
Direção Musical: Guilherme Gama
Narração: Paulo Maron
Personagens e intérpretes
Ten. Cholmondeley – Diego Maurilio
Cel. Fairfax – Paulo Bezulle
Sgt. Meryll – Pedro Ometto
Jack Point – Glaucivan Gurgel
Leonard Meryll – Guilherme Gama
Elsie Maynard – Gabriella Rossi
Phoebe Meryll – Ana Lucia Nascimento
Piano: Alfredo Abbati
Sobre os autores e a obra
A Inglaterra da era vitoriana, que se iniciou na metade do século XIX e foi até o início do século XX, foi marcada pelo seu auge econômico, até então o período de ouro da revolução industrial britânica. Enquanto isso, no meio musical, a Inglaterra se encontrava um tanto estagnada, pois desde Henry Purcell (século XVII), o império britânico não produzia nenhum compositor que se destacasse para o resto da Europa.
Só no final do século XIX, a Inglaterra renasceria musicalmente com o surgimento de compositores como Edward Elgar, Frank Bridges e Frederic Dellius. Mas pouco antes desses três compositores alcançarem fama, um compositor começou a se destacar principalmente no gênero da ópera, Arthur Sullivan.
Seu sucesso só começou a crescer quando se uniu ao poeta e libretista Willian Gilbert, em 1875, com a opereta Thespis. A partir de então, seria um sucesso atrás de outro, culminando com as três produções mais conhecidas, HMS Pinafore, Piratas de Penzance e O Mikado.
Foram 13 operetas ao todo, ocasionando uma parceria que duraria mais de 20 anos. Dessas 13 operetas apenas uma segue um enredo dramático, Os Guardas do Rei (Yeomen Of the Guard), todas as outras são óperas cômicas. Mesmo nas passagens engraçadas de “Yeomen”, a comicidade fica em segundo plano dando maior atenção ao conteúdo do drama sério.
Enredo
O Coronel Fairfax foi sentenciado à morte e aguarda a execução, sendo confinado na Torre de Londres. Phoebe, filha do Sargento Meryll, esconde uma paixão por Fairfax, enquanto Meryll, que considera Fairfax inocente, arquiteta um plano para tirá-lo da torre com a ajuda de Phoebe.
Fairfax, entretanto, aceita seu destino, mas pede que lhe arranjem uma falsa noiva, pois teme que seus bens passem para seus parentes sempre gananciosos. Este é o ponto de partida para uma história cheia de reviravoltas.
Serviço:
Música do Meio-Dia
Todas as terças-feiras de setembro
Horário: 12h (meio-dia)
Sala dos Espelhos – Portão 12
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Entrada franca
Telefone: (11) 3823-4600