/governosp
Memorial abre suas portas para comemorar a Independência da Bolívia em série de eventos gratuitos.
O Memorial da América Latina e o consulado Geral da Bolívia em São Paulo festejam os 182 anos de Independência da Bolívia, comemorados no dia 6 de agosto, com uma série de eventos no Memorial, incluindo show do grupo Tupay, muito popular no país vizinho. O “Olá, Bolívia”, que reúne cultura e negócios, acontece de 3 a 26 de agosto em diversos espaços do Memorial. . A entrada é gratuita.
Em São Paulo vive uma grande colônia de imigrantes bolivianos. É difícil precisar seu tamanho, pois muitos não estão registrados. Extra-oficialmente, calcula-se por volta de 150 mil bolivianos na cidade. O “Olá, Bolívia” é justamente uma oportunidade para encontrar esses “paulistanos” e conhecê-los – e por intermédio deles, o país vizinho – para além de estereótipos e deturpações.
A abertura oficial das festividades aconteceu às 18:30h do dia 3, no Foyer do auditório Simón Bolívar, com apresentação dos grupos de dança folclórica Kantuta Bolívia e Sociedade Folklorica Boliviana. Um pouco antes, porém, às 18h30, começou uma vigília popular à Virgem de Copacabana, padroeira da República da Bolívia, na Praça Cívica. No domingo, 5, a comunidade se reuniu em torno do busto de Simón Bolívar – herói latino-americano que originou o nome do país – para uma oferenda floral.
Neste “Seis de Agosto”, o Consulado Geral da Bolívia oferece uma recepção para convidados no foyer do Auditório Simón Bolívar, com desfile de danças folclóricas, como Cueca chacarera, Caporales, Tobas, La Diablada, Tinkus e Morenada. Durante a solenidade, serão entregues placas de reconhecimento para empresas e personalidades que apoiam a colônia boliviana em São Paulo, entre eles, Fernando Leça, presidente do Memorial. O grupo de música internacional Tupay encerra a noite.
O fim de semana dos dias 4 e 5 foi repleto de atividades:
Dia 4 de agosto
11 h – Procissão da Virgem de Copacabana pela Passarela até o Parlatório em frente ao Salão de Atos.
16 h – Apresentação da Orquestra “Mambole” da cidade de La Paz (Bolívia), no palco montado na Praça Cívica
Dia 5 de agosto
7h – Banda de Música para a alvorada popular em honra à Virgem de Copacabana
9h30 – Oferenda Floral ao busto do Libertador Simon Bolívar
10h – Celebração da Missa Crioula (Ato Cívico)
13h – Desfile de grupos de danças folclóricas
17h – Show do grupo Tupay
Na sexta-feira seguinte, dia 10 de agosto, a programação recomeça às 17h com uma vigília pela Virgem de Urkupiña na Praça Cívica, seguida de procissão e queima de fogos. Às 19h, haverá um ato social de confraternização no Salão de Atos.
No sábado, dia 11, haverá uma Feira de Gastronomia Boliviana durante todo o dia e também:
11h – Celebração da Missa em honra à Virgem de Urkupiña em frente ao Salão de Atos
12h – Ato Social no Salão de Atos
14h – Apresentação e desfile de Grupos Folclóricos (até as 18 horas)
No dia 12, se realiza um festival de música boliviana, com shows no Auditório Simon Bolívar às 19h, com grupos como Nueva Expresión, Grupo Kantuta Bolívia, Sociedade Folclórica Boliviana e Raza Índia.
Além disso, foram organizadas simultaneamente em todos os fins de semana de agosto exposições de fotografias e de vídeos no Pavilhão da Criatividade e de quadros, livros e fotos nas galerias laterais do Auditório Simón Bolívar, sempre das 9h às 18h.
Mais informações: www.olabolivia.com.br
Serviço:
Olá, Bolívia – festival de cultura, turismo e negócios
De 3 a 26 de agosto (sextas, sábados e domingos, em diferentes horários)
Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Tel. (11) 3823-4600
Entrada franca