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“O filme histórico é um espião da cultura histórica de um país, de seu patrimônio histórico”. In História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual. Capelato, Morettin, Napoltano e Saliba.
O atual interesse pelos filmes argentinos muitas vezes leva à enganosa impressão que o cinema daquele país começou com a chamada “Buena Onda”, como ficou conhecido o recente “boom” de produções que alcançaram enorme sucesso mundo afora. Esse momento foi protagonizado por jovens cineastas que, da profunda crise econômica e institucional em que estava mergulhado o país, souberam retirar suas forças e produzir um cinema de muita vitalidade, fazendo com que a produção argentina aparecesse para o mundo. Na verdade, bem antes disso o cinema argentino já tinha uma presença importante na filmografia do continente e podemos dizer que uma de suas características mais marcantes é o interesse pela História do país. Dos filmes aos documentários, a sociedade argentina é um dos focos de seus cineastas que não hesitam em mostrar inclusive assuntos delicados como a recente ditadura militar e a Guerra das Malvinas. No mês de junho, a Videoteca do Memorial apresenta algumas produções argentinas que abordam fatos e personagens importantes para a História daquele país.
Mostra de vídeos: A Argentina pelos argentinos
01 a 30 de junho de 2007.
ENTRADA FRANCA
Horário das sessões: Terça a Sexta: 10h00, 12h00 e 15h00
Sábado: 10h00 e 12h00
Obs: A maioria dos filmes é em espanhol sem legendas. Dia 22 (sexta), devido à duração do filme, sessões às 10h00 e 14h00.
Dia 01
La guerra gaucha. Direção de Lucas Demare. Argentina. 1942. 92 min. Com Enrique Muiño, Francisco Petrone, Angel Magaña, Sebastián Chiola, Amelia Bence. (Espanhol sem legendas). Na província de Salta, durante a Guerra da Independência, um tenente do exército espanhol é ferido e atendido por uma patriota argentina, cujo amor e exemplo o fazem compreender que a justiça está do lado dos gaúchos.
Dia 02
Martín Fierro. Direção de Leopoldo Torre Nilsson. Argentina. 1968. 105 min. Com Alfredo Alcón, Lautaro Murúa, Graciela Borges, Walter Vidarte, Leonardo Favio.(Espanhol sem legendas). A história do “gaucho” Martín Fierro que é recrutado para lutar contra os índios, abandona sua família e mata em defesa própria.
Dia 05
Quebracho
Direção de Ricardo Wullicher. Argentina. 1973. 77 min. Com Héctor Alterio, Osvaldo Bonet, Juan Carlos Gené, Cipe Lincovsky, Luis Medina Castro. (Espanhol sem legendas). A exploração dos trabalhadores de “La Forestal”, empresa inglesa exploradora de “quebracho”, instalada na Argentina de 1914 a 1963.
Dia 06
La Patagonia rebelde. Direção de Héctor Olivera. Argentina. 1974. 86 mim. Com Luis Brandoni, Federico Luppi, Pepe Soriano, Pedro Aleandro, José Maria Gutiérrez. (Espanhol sem legendas). A violenta repressão a trabalhadores rurais grevistas no extremo sul da Argentina, entre 1922 e 1923, durante o governo de Hipólito Yrigoyen.
Dia 08
Camila Direção de María Luísa Bemberg. Argentina/Espanha. 1983. 85 min. Com Susú Pecoraro, Imanol Arias, Héctor Alterio, Elena Tasisto, Carlos Muñoz. (Espanhol sem legendas). História real sobre o envolvimento de Camila O’Gorman com o padre jesuíta Ladislao Gutiérrez, durante a ditadura de Rosas, na Argentina do século XIX.
Dia 09
La república perdida. Direção de Miguel Pérez. Argentina. 1983. 117 min. (Espanhol sem legendas). Documentário que reconstitui a história argentina no período compreendido entre 1930 e 1976.
La república perdida II. Direção de Miguel Pérez. Argentina. 1985. 113 min. (Espanhol sem legendas). Reconstituição do passado político argentino entre 1976 e 1983, período da mais intensa repressão militar na história do país até o advento da democracia com o presidente Raúl Alfonsin.
Dia 12
Malvinas: historia de traiciones. Direção de Jorge Denti. Argentina. 1983. 69 min. (Espanhol sem legendas). Documentário sobre a Guerra das Malvinas (1982), disputa entre argentinos e britânicos pelo controle das Ilhas Malvinas.
Dia 13
No habrá más penas ni olvido. Direção de Héctor Olivera. Argentina. 1983. 73 min. Com Federico Luppi, Víctor Laplace, Héctor Bidonde, Rodolfo Ranni, Miguel Ángel Solá.. (Espanhol sem legendas). Argentina, 1974: um pequeno vilarejo da província de Buenos Aires. Nos últimos dias do governo peronista, confrontos surgem entre as alas esquerda e direita do partido. A ordem de retirar o delegado Ignacio Fuentes, erroneamente acusado de acolher simpatizantes da ala esquerda, cria um tumulto. A violência paira no ar, assassinatos e torturas são a ordem do dia.
Dia 14
Assassinato no senado da nação (Asesinato en el Senado de la nación). Direção de Juan José Jusid. Argentina. 1984. 99 min. Com Pepe Soriano, Miguel Ángel Solá, Oscar Martínez, Alberto Segado, Arturo Bonín. (Legendas em português). Em 1935, o senador Lisandro de la Torre denuncia negociatas que frigoríficos ingleses realizavam com a exportação de carne, amparados por políticos argentinos. O filme narra os obstáculos que o governo enfrentava, culminando com o assassinato, no recinto do Senado, do senador Enzo Bordabehere.
Dia 15
Los chicos de la guerra. Direção de Bebe Kamín. Argentina. 1984. 100 min. Com Héctor Alterio, Carlos Carella, Ulises Dumont, Marta González, Miguel Angel Solá. (Espanhol sem legendas). Drama ambientado em 1982, durante a Guerra das Malvinas, enfocando quatro rapazes convocados para os combates.
Dia 16
A história oficial (La historia oficial). Direção de Luis Puenzo. Argentina. 1985. 107 min. Com Hector Alterio, Norma Aleandro, Chunchuna Villafane, María Luisa Robledo, Analia Castro. (Legendas em português). Na Buenos Aires de 1983, professora de História começa a se dar conta da violência da ditadura militar em seu país. O seu drama se complica quando passa a desconfiar que a menina que adotou pode ser filha de uma desaparecida dos tempos da repressão.
La película del rey. Direção de Carlos Sorín. Argentina. 1985. 81 min. Com Ulises Dumont, Julio Chávez, Villanueva Cosse, Roxana Berco, Miguel Dedovich. (Espanhol sem legendas). Um jovem diretor de cinema se empenha em filmar a história real do francês Orélie Antoine de Tounens que, no século XIX, se auto-proclamou rei da Araucânia e da Patagônia argentinas.
Dia 19
Tangos, o exílio de gardel (El exilio de Gardel (Tangos). Direção de Fernando Solanas. Argentina / França. 1985. 130 min. Com Marie Laforet, Philippe Leotard, Miguel Ángel Solá, Marina Vlady, Georges Wilson. (Legendas em português). Exilados argentinos em Paris planejam montar espetáculo sobre Carlos Gardel e, paralelamente, revivem lembranças da terra natal distante e projetos de vida interrompidos.
Dia 20
La noche de los lápices. Direção de Héctor Olivera. Argentina. 1986. 81 min. Com Alejo García Pintos, Vita Escardó, Pablo Novarro, Adriana Salonia, Pablo Machado. (Espanhol sem legendas). Baseado em um trágico acontecimento ocorrido em 1976, na cidade de La Plata, quando forças de segurança do governo militar seqüestraram e torturaram um grupo de estudantes secundaristas que lutavam pelo passe escolar para os transportes urbanos. Apenas um dos jovens sobreviveu.
Dia 21
Memorias y olvidos. Direção de Simón Feldman. Argentina. 1986. 65 min. Com Arturo Maly, Juan Leyrado, Lorenzo Quinteros, Harry Havilio, Elvira Vicário. (Espanhol sem legendas). A partir de material filmado no país, no qual pessoas comuns respondem à pergunta “Que aconteceu com a Argentina?”, um produtor decide realizar um documentário para vender no exterior. Entrega o trabalho a dois jornalistas e cada um deles elabora seu relato com pontos de vistas diferentes.
Dia 22
Facundo, la sombra del tigre. Direção de Nicolás Sarquís. Argentina. 1995. 150 min. Com Lito Cruz, Norma Aleandro, Víctor Manso, Dora Baret, Claudio García Satur. (Legendas em inglês). O filme é centrado na viagem do general Juan Facundo Quiroga ao norte com o propósito de solucionar o conflito entre as províncias de Salta e Tucumán. Durante a viagem, relembra seu passado e alguns acontecimentos políticos e militares.
Dia 23
La deuda interna. Direção de Miguel Pereira. Argentina / Inglaterra. 1988. 80 min. Com Juan José Camero, Gonzalo Morales, René Olaguivel, Guillermo Delgado, Leopoldo Abán. (Espanhol sem legendas). Em Chorcán, Jujuy, um jovem indígena conhece um professor recém chegado da capital. Entre ambos nasce uma amizade que é interrompida quando o jovem é convocado para combater na Guerra das Malvinas.
Al corazón. Direção de Mario Sábato. Argentina. 1995. 74 min. (Legendas em inglês). O filme considera o tango como a expressão musical mais importante do povo argentino. Estruturado com base em fragmentos de diversos filmes em que o tango é protagonista. Imagens, canções e seqüências dos principais filmes da época de ouro do cinema argentino.
Dias 26
Eva. Direção de Miguel Pérez. Argentina. 2002. 45 min. (Espanhol sem legendas). Documentário sobre a primeira-dama argentina Eva Perón.
Dia 27
H.i.j.o.s., el alma en dos. Direção de Carmen Guarini e Marcelo Céspedes. Argentina. 2002. 80 min. (Legendas em inglês). Documentário sobre o grupo H.I.J.O.S., criado por descendentes dos desaparecidos políticos para manter viva a memória e reinventar o legado dos seus pais.
Dia 28
La mayor estafa al pueblo argentino. Direção de Diego Musiak. Argentina. 2002. 90 min. (Espanhol sem legendas). Documentário que narra a história da dívida externa argentina.. Baseado no processo judicial que Alejandro Olmos impetrou contra o Estado por sentir-se prejudicado pela dívida externa.
Dia 29
Ay, juancito. Direção de Héctor Olivera. Argentina. 2004. 115 min. Com Adrián Navarro, Inés Estévez, Leticia Brédice, Laura Novoa, Norma Aleandro. (Espanhol sem legendas). História de Juan Ramón Duarte, irmão de Evita Perón, cujos anos de glória e de crise coincidem com o apogeu e o início da queda do presidente Juan Domingo Perón.
Dia 30
Iluminados por el fuego. Direção de Tristán Bauer. Argentina. 2005. 100 min. Com Gastón Pauls, Pablo Riva, César Albarracín, Hugo Carrizo, Virginia Innocenti, Juan Leyrado. (Espanhol sem legendas)
Um ex-combatente da Guerra das Malvinas tenta o suícidio e, a partir disso, amigo jornalista empreende uma longa viajem de volta aos tempos da guerra.