/governosp
Dando continuidade aos projetos desenvolvidos junto ao Programa Acessa São Paulo, ocorreu, no último dia 13 de fevereiro, o segundo módulo do curso “Descobrindo os caminhos da Net”, ministrado pelo economista e tradutor Carlos Rangel. O módulo 1 da oficina “Descobrindo os caminhos da Net” foi a primeira, ela objetivava habilitar o usuário a realizar pesquisas no Google e a utilizar seus recursos, como calculadora, dicionário, armazenamento de arquivos na internet, enviar e-mails de 100 MB, digitar e editar textos com amigos, tudo on-line.
A série de oficinas de informática promovida pela Biblioteca Latino-americana Victor Civita, que tiveram início no fim do ano passado, tem o objetivo de otimizar e integrar o Posto do Acessa São Paulo, que fica em suas dependências.
O projeto Meu Lugar: São Paulo
No último dia 23 de janeiro, teve início a primeira fase da oficina “Meu Lugar: São Paulo”, ministrada por Robson Leandro da Silva, que tem como tem a cidade de São Paulo. Fugindo de interpretações habituais, Robson despertou o interesse do público abordando aspectos pouco conhecidos dos primeiros anos da cidade e de seus habitantes. Além da palestra no mini-auditório, Robson ainda apresentou os livros que a Biblioteca do Memorial possui sobre o assunto e depois, no posto do Acessa São Paulo, encerrou com uma visita a sites selecionados sobre o tema.
As oficinas foram constituídas por uma palestra de 30 minutos, mais uma visita ao acervo da biblioteca, onde os participantes tiveram acesso físico ao assunto tratado, além de 20 minutos nos computadores do Acessa São Paulo para uma experiência virtual sobre os conteúdos abordados.
Criado em janeiro de 2006, o projeto Meu Lugar: São Paulo já recebeu em suas oficinas mais de 60 participantes, sendo a primeira realizada na Sociedade Amigos do Jardim Morganti, zona leste de São Paulo e a segunda durante as comemorações dos 60 anos da biblioteca Anne Frank, no bairro do Itaim Bibi.
Robson Leandro da Silva é pesquisador auto-didata da História de São Paulo, e, como membro do Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária da USP, atua nos Conteúdos Educacionais do núcleo. É professor de Redes Virtuais do projeto Cidade em Cena.
Programa Acessa São Paulo
O Programa Acessa São Paulo de Inclusão Digital é um projeto que nasceu com o intuito de tornar acessível à maioria dos cidadãos alguns serviços do Governo do Estado que estão disponíveis na Internet. Com o passar do tempo, a expansão dos serviços (hoje existem 369 postos em funcionamento e que atendem em torno de 17 milhões e 150 mil pessoas) e a popularização da rede, modificaram um pouco o perfil do programa. Hoje ele está mais preocupado em agregar valores aos cidadãos e não somente prestar um serviço.
Os responsáveis pelo conteúdo do Portal, uma equipe ligada à Escola do Futuro/ USP, criaram o que eles chamam de Rede de Projetos, que nada mais é do que um suporte ao desenvolvimento comunitário através da Internet, apoiando e supervisionando projetos sugeridos pelos próprios usuários, tendo como uma das principais preocupações criar uma alternativa de utilização da rede que, como está constatado, é sub-aproveitada, sendo acessada, na maioria dos casos, para verificar e-mails e Orkut.
O site do programa Acessa São Paulo é www.acessasp.sp.gov.br.