/governosp
Crianças e jovens de 22 corais vindos de todo o Brasil, sob a regência do maestro americano Henry Leck, fazem a 5ª edição do Gran Finale – Festival Nacional de Corais Infantis.
O Gran Finale – Festival Nacional de Corais Infantis – chega a sua 5ª edição. De 25 a 28 de maio, o maestro norte-americano Henry Leck, regente titular do tradicional festival anual de Nova Iorque, levado ao Carnegie Hall já há 14 anos, estará aqui para comemorar os cinco anos do encontro, que já é aguardado pela categoria em todo mês de maio, com uma série de atividades – workshop, concerto com o coral da Butler University, master class e finalmente, o grande concerto, regendo nada menos que 400 crianças, representantes de 22 corais de todo o Brasil, reunidas em um único coro, no domingo, dia 28, às 11h, no Memorial da América Latina.
Sonoridade coral, afinação, muda vocal do cantor masculino e educação musical por meio do canto coral são alguns dos temas abordados pelo maestro nos workshops, que acontecem nos dias 25 (das 9 às 16h) e 26 (das 9 às 12h), no Teatro Vivo, dirigidos a regentes, profissionais e estudantes de música.
Em seguida ao workshop do dia 25 (das 16 às 18h), o programa conta com concerto do Butler Choral University, de Indianápolis (EUA), grupo vocal que destaca-se no cenário norte-americano pela qualidade e diversidade de repertório e que veio ao Brasil especialmente para comemorar a quinta edição do Festival.
Sob a batuta de Leck, o coro interpreta um repertório eclético com “Heilig”, do compositor do período romântico Mendelsohn, do barroco, “Messias”, de Handel, “Adoramus te”, de Gasparini, um negro sprituals e Beatles, “In my life”. Para os não inscritos, os ingressos estarão sendo vendidos na bilheteria do Teatro Vivo.
Complementam as atividades, os ensaios do concerto final, que acontecem nos dias 26 (das 15 às 18h) e 27(das 9 às 17h), no Teatro Gazeta, onde os participantes irão conhecer na prática as mais atuais técnicas de regência utilizadas pelo maestro.
O Festival, que na verdade é um encontro entre os melhores corais infantis do país – uma vez que não tem como fim competir nem premiar -,traz como diferencial a pré-seleção de grupos para a montagem de um único repertório a ser interpretado por um grande coro. “Depois de selecionados, cada coral ensaia, sob a batuta de seu próprio regente, um programa pré-definido pelo maestro convidado”, explica Lilia Valente, regente e produtora musical, que responde pela organização e direção geral do evento no Brasil.
O regente americano foi o responsável pela primeira e terceira edições nacionais do Festival e os números conferem o sucesso da iniciativa: o Gran Finale reuniu, nos quatro anos anteriores, 82 corais, 1.580 crianças em concertos na Sala São Paulo e 310 regentes de mais de 15 estados brasileiros para os workshops.
No programa, um repertório bastante afinado com a proposta: “Derr Herr”, de J. Sebastian Bach, “Kyrie”, de J. Levit, Cirandas do Nordeste, do folclore brasileiro, “Tutiramai”, do folclore Maori, da Nova Zelândia, entre outras canções. Os Canarinhos da Terra, de Campinas, sob regência de Vasti Antique, abrem o Concerto Gran Finale.
Descobrir através da música
Mestre em Regência Coral pela Universidade de Indiana, Henry Leck recebeu, em 1992, o título de “Educador Universitário do Ano”. Com o Indianápolis Chindren’s Choir, programa com quase duas de mil crianças, fundado por ele há 19 anos, já excursionou por inúmeros países do mundo e gravou uma dezena de CDs. Tornou-se especialista em reger grandes festivais como os do Carnegie Hall , em Nova Iorque, Canterbury, na Inglaterra, Festival do Pacífico, no Hawaí, e freqüentemente apresenta-se frente a outras orquestras e conjuntos como os Meninos Cantores de Viena.
Titular também do Butler Choral University, de Indianápolis, o maestro é reconhecido mundialmente como um dos maiores especialistas em técnicas corais para a voz infantil, modalidade que vem sendo estimulada em todo o mundo, uma vez que oferece a crianças e jovens, especialmente àqueles que teriam poucas chances, a oportunidade de descobrir, através da música, que a arte realmente faz a diferença.
Prova disto é que, este ano, o festival conta com 150 crianças subsidiadas pela organização, vindas de Goiás, Campinas, Taubaté, Botucatu e Mogi das Cruzes, que não teriam possibilidades de participar de um evento em São Paulo.
O Gran Finale é um evento em parceria com a ARCI – Associação de Regentes Corais Infantis -, APARC, ABRC e Abemúsica – respectivamente, Associações Paulista e Brasileira de Regentes Corais e Brasileira de Música -, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, através da Fundação Memorial, e do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura. Apóiam a iniciativa ainda as empresas VIVO, 5 A SEC, Mello e Faro Agência de Viagem Oficial e o Espaço Cultural de Artes.
Informações adicionais com
Elaine Calux
F: 11 3721-4405 / 3241-1332 e 3241-5336 / 9216-4875
e-mail: ecalux@uol.com.br
Serviço:
Gran Finale – V Festival Nacional de Corais Infantis
Workshop para regentes, estudantes e profissionais de música
Dias 25 e 26/05 (quinta, das 9 às 12h/ 14 às 18h; sexta, das 9 às 12h)
Incluso Concerto e Master Class com o ButlerUniversity de Indianápolis (EUA)
Local: Teatro VIVO (Av. Chucri Zaidan, 860 – em frente ao Shopping Morumbi)
Concerto Butler Coral
Dia 25 (quinta-feira), às 16h, seguido de Master Class, das 17 às 18h
Local: Teatro VIVO (Av. Chucri Zaidan, 860 – em frente ao Shopping Morumbi)
Ingressos: R$ 50,00 na bilheteria do teatro ou pelo telefone (11) 3188 4185
Grátis para os participantes do workshop
Ensaios Gran Finale
Dias 26 e 27/05 (sexta, das 15 às 18h; sábado, das 9 às 12h/das 14 às 17h)
Local: Novo Teatro Gazeta (Av. Paulista, 900 – próximo ao metrô Trianon-Masp)
Gran Finale – Concerto
Com 400 coralistas, sob regência do maestro Henry Leck
Direção Geral Lilia Valente
Dia 28/5 (domingo), 11h. Memorial da América Latina – auditório Simón Bolívar
(Rua Auro S. M. Andrade, 664 – Barra Funda – metrô Barra Funda – entrada Portão 13 – Estacionamento 16).
Grátis – Convites podem ser retirados uma hora antes do concerto na bilheteria do Memorial
Central de Atendimento:
Espaço Cultural de Artes
Informações Tel/fax (11) 4226-3874
Inscreva-se pelo site: