/governosp
Shows, apresentações culturais, palestras, exames de saúde, gastronomia e bazares são algumas das atrações. A receita ajudará entidade beneficente.
No ano das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa, a 30ª Festa do Verde será a maior já realizada. E o tema não poderia ser outro senão a integração das culturas oriental e brasileira. O evento acontecerá no Memorial da América Latina nos dias 11 e 12 de outubro e terá atrações para entreter a família inteira. Serão mais de 100 estandes onde o visitante poderá fazer exames de saúde, participar de palestras educativas e oficinas ligadas a temas como meio ambiente e cultura, vivenciar a cultura oriental em apresentações artísticas, almoçar, passear, fazer compras e assistir a shows variados de música brasileira e japonesa.
A mega festa acontece nos dias 11 e 12 de outubro e contará com a ajuda de cerca de 2 mil voluntários que trabalham na organização. A Festa do Verde no Memorial marca a ampliação das ações da Sociedade Beneficente Casa da Esperança (Kibô-no-Iê), entidade responsável por cerca de 90 portadores de deficiência intelectual, que vivem em sistema de internato.
No palco, vários artistas se apresentam em prol da causa, abrindo mão de seus cachês. Jair Rodrigues, Luciana Mello e Jair Oliveira cantam em família mostrando o melhor da MPB. A união Brasil-Japão fica por conta dos grandes nomes da música nipo-brasileira, como Joe Hirata, Karen Ito e Maurício Miya. A Festa conta ainda com a beleza das apresentações de taikô e de outras manifestações da cultura oriental em harmonia com a animação brasileira da escola de samba Unidos da Vila Maria. Sem contar de um show do ilusionista Issao Imamura.
Realizado no final de semana em que será comemorado o Dia da Criança, o festival é diversão para pais e filhos. Os estandes estão divididos em áreas como gastronomia, cultura, saúde, criança, meio ambiente, cidadania e bazar da pechincha. Além disso, haverá exposições e vendas de flores e plantas (numa área de 800 m²) e o Sacolão da Esperança, que comercializará legumes, verduras e frutas de alta qualidade com preços incomparáveis.
O festival também divulga a importância da preservação do meio ambiente em sua Casa Ecológica (espaço de 750 m² com atividades relacionadas à sustentabilidade e ações ecoeficientes) e da inclusão social no Espaço Cidadania Inclusiva (exposição que apresenta as últimas tecnologias em benefícios aos portadores de algum tipo de deficiência).
Aficionados pela cultura oriental encontrarão os livros da maior editora de títulos japoneses no Brasil, a JBC Editora, e poderão participar de oficinas e palestras. E quem quer ficar na moda gastando pouco poderá fazer bons negócios no Catwalk, um desfile de roupas e acessórios de marcas consagradas a preços promocionais.
30ª Festa do Verde
11 e 12 de outubro
Sábado – 12h às 20h e Domingo – 10h às 18h.
Memorial da América Latina
Valor de contribuição para entrada: R$ 5
Conheça a Kibô-no-Iê
A Kibô-no-Iê surgiu do sonho de Koko Ichikawa, uma japonesa que desembarcou no Brasil em 1958 com a determinação de ajudar aos necessitados. Com experiência no tratamento de excepcionais e um diploma equivalente ao de assistência social, ela criou a entidade em 1963, em uma modesta casa na Vila Brasilândia. Anos depois recebeu a doação de um terreno em Itaquaquecetuba, para onde foi transferida a entidade. Em 1970 a Kibô-no-Iê foi oficializada como Sociedade Beneficente Casa da Esperança.
Internos
A Kibô-no-Iê abriga em regime de internato cerca de 90 pessoas com deficiência intelectual, de diversas faixas etárias e vindos de vários pontos do País. Todos eles têm um dia agitado, realizando atividades coletivas e individuais, adaptadas as suas capacidades. Uma das mais interessantes é a musicoterapia, que une os internos na prática musical. Os internos também participam de vários eventos, passeios e festividades. Recebem ainda todo tipo de tratamento médico, como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional.
Voluntariado
O voluntariado se tornou a maior força da Kibô-no-Iê, o que tem aumentado a credibilidade da entidade junto à sociedade e contribuído para as suas ações. A atuação destas pessoas especiais não se restringe à participação em eventos. Nos bastidores, esta legião de amigos faz um belo trabalho, sem se preocupar com a visibilidade de seus atos. São pessoas que trilham o caminho da cidadania, lutando por uma causa: a solidariedade.
Mais informações: www.kibonoie.org.br