/governosp
São Paulo, 24 de março de 2009.
No mês em que comemora 20 anos, o Memorial da América Latina reabre a temporada de concertos no dia 28 de março, ás 21h, com a Orquestra Jovem Tom Jobim, que em seu oitavo ano de existência inicia sua temporada 2009 com novos bolsistas.
Para este espetáculo, que é gratuito, o maestro Roberto Sion preparou um programa somente instrumental, onde peças mais leves, como A Rã (João Donato) e Agora Sim (Luis Alves), contrastam com a densa Fuga nº 9 de Astor Piazzola, orquestrada por Nelson Ayres. A obra principal será a reapresentação da suíte Album de Retratos, de Edmundo Villani, primeira peça especialmente escrita para esta orquestra.
Formada por 50 músicos bolsistas com idade entre 13 e 25 anos e ligada à Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim (EMESP), a Orquestra Jovem Tom Jobim é uma resposta concreta ao futuro da música e, principalmente, para o jovem músico brasileiro. Objetiva o resgate de obras tradicionais de grandes compositores brasileiros, a dedicação à obra do grande mestre Tom Jobim, e a pesquisa e a experimentação musical.
Sua formação sinfônica (cordas, madeiras e metais), somada à sessão rítmica (pianos, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão), faz dela um corpo musical sui-generis que amplia consideravelmente as fronteiras da música. Estreou no 31º Festival de Inverno de Campos do Jordão. Já se apresentou com artistas de diferentes estilos da nossa MPB, como Elza Soares, Paula Lima, Chico Pinheiro, Quinteto em Branco e Preto, Germano Mathias, Dominguinhos, Claudette Soares, Alaíde Costa, Johnny Alf, Nelson Ayres, Heraldo do Monte, Arismar do Espírito Santo, Maurício Einhorn, Arrigo Barnabé e Zimbo Trio.
Roberto Sion – regente
Um do mais atuantes e respeitados nomes da música instrumental brasileira, Roberto Sion, além de saxofonista, flautista e clarinetista é reconhecido pelo trabalho de compositor, arranjador, maestro e professor. Foi vanguardista na utilização sinfônica de elementos do jazz e da música brasileira, em um estilo que se tornou sua marca registrada. Iniciou-se ao piano com cinco anos e aos oito com o saxofone,clarinete, solfejo, harmonia e canto coral no Conservatório Lavignac, de Santos.
Estudou na Berklee School of Music e se aperfeiçoou no saxofone com Joseph Viola, Ryo Noda, Lee Konitz e Joe Allard. Desenvolveu e aprimorou a carreira de compositor e arranjador e estudou análise e composição com Damiano Cozzella, Olivier Toni, Willy C. de Oliveira e H. J. Koellreutter. Músico atuante desde os 11 anos, tem em seu currículo sete álbuns e apresentações como solista em vários países da Europa, Estados Unidos, Japão e Israel. Desde 1998 atua na Escola de Música do Estado de São Paulo como professor de Prática de Big Band e mais recentemente, como regente titular da Orquestra Jovem Tom Jobim.
Serviço:
Orquestra Jovem Tom Jobim
Dia 28 de março de 2009, sábado
Horário: 21h
Entrada franca (sem distribuição de ingressos)
Memorial da América Latina/ Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda (ao lado do metrô)
Portões 12 a 15