/governosp
O Memorial da América Latina recebe a Orquestra Tom Jobim para um concerto especial, com a participação do saxofonista americano Miles Osland, dia 25 de outubro, sábado, às 21h, com entrada franca.
Sob a regência do Maestro Roberto Sion, a orquestra apresenta o concerto All That Jazz!. O programa inclui a suíte Turbelence in Pandemonium (Miles Osland), Turn out the Stars (Bill Evans) e um tributo orquestral, de Roberto Sion a Vitor Assis Brasil, Suíte para um Jazzman.
A Orquestra Tom Jobim é formada por bolsistas da Universidade Livre de Música, do Centro Tom Jobim, uma Organização Social da Cultura ligada à Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
Miles Osland
Osland é atualmente é Diretor do Jazz Studies e professor catedrático de saxofone na University of Kentucky. Já se apresentou em toda a América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia, como maestro convidado, performer e “clínico” da Selmer Saxophones e Bay Woodwind boquilhas. Suas composições e arranjos, disponíveis por meio da Walrus Music, têm sido reconhecidos e apoiados por bolsas da National Endowment for the Arts, da Kentucky Arts Council e por muitas outras fundações na área de Artes. Sea Breeze Jazz Records, uma das marcas mais respeitadas no jazz, apresentou nove de suas gravações, incluindo Saxercise e My Old Kentucky Home, indicadas para o Grammy.
O músico publicou três livros pela Dorn Publications e seus trabalhos acadêmicos (incluindo mais de 75 artigos publicados e opiniões sobre técnica saxofone e improvisação no jazz) podem ser encontrados em uma variedade de publicações, incluindo Downbeat, Jazz Educators Journal, Jazz Player Magazine, Saxophone Journal, Selmer Woodwind Notes e Windplayer Magazine. Tem três livros / CD’s publicados pela Warner Brothers intitulados: Solo Transcriptions and Performing Artist Master Class CD; The Music of Bob Mintzer, The Music of Nestor Torres e The Music of Eddie Daniels.
O Professor Osland tem Mestrado pela Eastman School of Music e entre seus principais professores estão Ramon Ricker e Gary Foster (saxofone), Charles Bay (clarinete) e Jim Walker (flauta).
Orquestra Tom Jobim
Formada por bolsistas da Universidade Livre de Música, do Centro Tom Jobim, departamento da Secretaria de Estado da Cultura, a Orquestra Tom Jobim é uma resposta concreta ao futuro da música e, principalmente, ao jovem músico brasileiro, objetivando o resgate de obras tradicionais de grandes compositores brasileiros, a dedicação à obra do grande mestre Tom Jobim, a pesquisa e a experimentação musical.
Reunindo 43 músicos bolsistas, entre 13 e 25 anos, sua formação sinfônica (cordas, madeiras e metais), somada à sessão rítmica (piano, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão), fazem dela um corpo musical sui-generis que amplia consideravelmente as fronteiras das músicas. Tendo estreado no 31º Festival de Inverno de Campos do Jordão, já se apresentou com artistas de estilos diferentes da nossa MPB, como Elza Soares, Paula Lima, Chico Pinheiro, Germano Mathias, Dominguinhos, Claudette Soares, Alaíde Costa, Johnny Alf, Nelson Ayres, Heraldo Do Monte, Arismar do Espirito Santo, Maurício Einhorn, Arrigo Barnabé e Zimbo Trio.
Roberto Sion – Regente Titular
Um dos mais atuantes e respeitados nomes da música instrumental brasileira Roberto Sion é, além de saxofonista, flautista e clarinetista, reconhecido pelo seu trabalho de compositor, arranjador, maestro e professor. Foi vanguardista em utilizar os elementos do jazz e da música brasileira, seja ela Bossa Nova ou Samba, fazendo deste estilo sua marca registrada. Iniciou-se ao piano com 5 anos; aos 8 saxofone, clarineta, solfejo, harmonia e canto coral no Conservatório Lavignac, de Santos. Estudou na Berklee School of Music, onde aprofundou seus conhecimentos de arranjo e improvisação e estuda saxofone com Joseph Viola,Ryo Noda, Lee Konitz e Joe Allard. Desenvolveu e aprimorou sua carreira de compositor e arranjador e estuda análise e composição com Damiano Cozzella, Olivier Toni, Willy C. Oliveira e H. J. Koellreutter. Tocando desde os 11 anos, faz parte de seu curriculum sete albuns gravados, apresentações como solista em vários países da Europa, Estados Unidos, Japão e Israel. Desde 1998, atua no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, onde é regente titular da Orquestra Jovem Tom Jobim.
Serviço:
Orquestra Jovem Tom Jobim e Miles Osland
Dia 25 de outubro, sábado, às 21h
Memorial da América latina – Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Tel. 3823-4600
Entrada franca