/governosp
Como parte da programação do XII Revelando São Paulo, o VI Seminário de Ações Integradas em Folclore acontece em São Paulo pela primeira vez e irá reunir, no Memorial da América Latina e no Parque da Água Branca, os dirigentes e membros das Comissões Estaduais de Folclore, entre eles, os cem maiores pesquisadores e folcloristas do Brasil, para ampliar a discussão sobre políticas públicas que valorizem e preservem a cultural brasileira. A iniciativa é um esforço conjunto entre Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Comissão Nacional de Folclore e produção Comissão Paulista de Folclore.
De 14 a 18 de setembro, estão programadas uma série de palestras, cursos de Folclore e oficinas variadas para professores e interessados, além de apresentações de grupos folclóricos e tradicionais do Estado de São Paulo, tais como: Batuque, Samba-lenço, Congada, Jongo, Folias de Reis. O projeto tem como objetivo estabelecer ações integradas entre as comissões, formular projetos específicos destinados à valorização do patrimônio cultural popular e colocar em questão o papel das instituições de ensino e dos meios de comunicação como formas de incentivar e promover essas manifestações artísticas.
Entre as leis e políticas, será discutido a Lei n° 11.645/08, de 10/03/2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino médio e fundamental em todo o Brasil e o “Plano Nacional de Cultura”, onde será discutido através de uma palestra em parceria com a Secretaria de Identidade e Diversidade do Ministério da Cultura.
Os cursos abordarão as mais diversas atividades folclóricas de todo o território nacional: Amazônia, Amapá, Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro terão forte presença. A programação terá o seu início no dia 15, e o primeiro tema abordado será os jongos e os caxambus do Rio, às 9h. Na parte da tarde o enfoque será a música e a literatura em temos como: a tradição musical afro-brasileira; os Açores e o Maranhão; Literatura de cordel na atualidade e Literatura e Conto Popular.
No segundo dia, a manhã será marcada pelas influências africanas no folclore brasileiro: a África nas projeções da dança e a presença do Negro nos folguedos Sergipanos. À tarde, a programação segue com flautas e maracás do Mato Grosso; folguedos e danças do Piauí e com a pesquisa de Câmara Cascudo e de Mário de Andrade.
O último de oficinas será finalizado com os Tambores do Maranhão; culinária popular do centro-oeste; folclore gaúcho e o tradicionalismo gaúcho; fatos folclóricos do Amapá; folguedos e danças da Amazônia. A inscrição pode ser feita pelo site www.brazilsite.com . A taxa única no valor de 30 reais dá direito aos 3 dias, que correspondem aos 18 módulos com temas diversos.
Confira a programação completa aqui.
Serviço:
VI Seminário de Ações Integradas em Folclore
De 14 a 18 de setembro
Parque da Água Branca
Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca – São Paulo
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Tel. 3823-4600