/governosp
A Fundação Memorial da América Latina, o Governo do Estado de São Paulo e a Associação do Audiovisual, apresentam pelo 12º ano consecutivo, o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que reúne filmes de 18 países da América Latina e do Caribe.
Premiado internacionalmente pelos filmes “Os Matadores”, “O Invasor” e “Crime Delicado”, o cineasta homenageado deste ano, Beto Brant, realiza a pré-estreia mundial de dois longas-metragens no festival: “Zócalo” e “Ilú Obá De Min – Homenagem a Elza Soares, a Pérola Negra”. Durante os oito dias de evento, até 02 de agosto, sua filmografia será exibida em 26 pontos culturais da capital e da cidade de Campinas.
Neste ano, o FestLatino conta com mais de 90 filmes de representantes de 18 países da região: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
A programação inclui títulos inéditos no Brasil, ao lado de produções em pré-estreias mundiais. Também é prevista a projeção de curtas-metragens das principais escolas de cinema. A Praça Cívica do Memorial da América Latina será o local de exibições ao ar livre.
A Galeria Marta Traba se transforma em espaço de encontro do evento. Já no Auditório da Biblioteca Latino-americana serão promovidas, pela primeira vez, projeções de longas-metragens com temática infantil e familiar.
Programação no Memorial
Sobre o Festival
Com mais de dez edições, o FestLatino se afirma como parte obrigatória do calendário cultural de São Paulo, além de ser ponto de encontro de profissionais e cinéfilos interessados no cenário atual e futuro da cinematografia da América Latina e do Caribe.
Vale lembrar que nos anos anteriores, diretores como Fernando Solanas, Eduardo Coutinho, Hector Babenco, Anna Muylaert, entre outros, protagonizaram momentos importantes na história do festival com lançamento de filmes, oficinas, premiações, palestras e debates.
Serviço:
12º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo
Data: De 26 de julho a 2 de agosto de 2016
Abertura: 26 de julho de 2016, quarta-feira, às 20h30, no Memorial da América Latina
Locais: Memorial da América Latina, Cinesesc, Cine Olido, Centro Cultural São Paulo e unidades do CEU