/governosp
O presidente da Fundação Memorial da América Latina, Antonio Carlos Pannunzio, deu as boas vindas às autoridades presentes na abertura da 11ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo , nesta terça-feira, 8 de maio, que esta ano tem o tema Governança para Sustentabilidade Rumo à Rio+20. Pannunzio destacou que este é um dos eventos de maior importância sediado pelo Memorial porque propõe uma “reflexão sobre como lidamos com as mudanças climáticas e como essas questões afetam o nosso dia a dia”, questões que estão na ordem do dia. De fato, ao longo do tempo, esse encontro tem renovado o compromisso da cidade de São Paulo com o desenvolvimento sustentável e busca desde o início articular o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada, em busca de uma transição para a econômica de baixo carbono e erradicação da pobreza. Por meio dessa articulação, queremos preencher lacunas e alcançar maior integração entre os três pilares do desenvolvimento sustentável – o econômico, o social e o ambiental.
Compuseram a mesa de abertura do evento as seguintes autoridades, entre outras: Gilberto Kassab, Prefeito de São Paulo, Gilberto Natalini, Proponente desta Conferência e Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo, Bruno Covas, Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, José Police Neto, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Celia Regina Guidon Falótico, Secretária Municipal de Educação, Alfredo Cotait Neto, Secretário de Relações Internacionais, Januário Montone, Secretário Municipal de Saúde, Antonino Grasso, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Carlos Ortiz, Secretário Municipal do Emprego e Relações do Trabalho, Prof. Arlindo Philippi Jr, Representando o Pró Reitor Vahan Agopian da USP, Mario Hirose – Diretor da FIESP representando Paulo Skaf Presidente da FIESP, Luigi Nesse, Presidente da CNS – Confederação Nacional de Serviços, Rogério Amato, Presidente da Associação Comercial de São Paulo e o anfitrião, Antonio Carlos Panunzzio, Presidente do Memorial da América Latina.
Um dos destaques da jornada ecológica pela manhã foi a palestra de Carlos Alberto Muniz, presidente do Grupo de Trabalho sobre a Rio+20, Secretário do Meio Ambiente e Vice-prefeito da cidade do Rio de Janeiro. Ele fez um paralelo com a Conferência Rio 92, realizada há 20 anos, “em outro momento histórico e outra realidade. As potências ocidentais estavam triunfantes, após a queda do Muro de Berlim e do fim do comunismo na Europa, mas o Brasil enfrentava todo tipo de crise. A reunião foi realizada sob intervenção militar. Foi preciso que o exército brasileiro ocupasse as comunidades e policiasse as ruas”. Segundo ele, hoje a realidade é outra, o Brasil vem de uma década de desenvolvimento e enriquecimento da população, as favelas estão pacificadas (ou a caminho de) e o Rio de Janeiro passa por uma fase especial, de grandes obras estruturais, para se preparar para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Em resumo, Muniz apresentou a infra preparada pelo governo para receber as delegações internacionais, que inclui estruturas montadas no Rio Centro, Jacarepagua, Quinta da Boa Vista, Aterro do Flamengo e as instalações do Rock in Rio e do Forte de Copacabana, entre outras.
O professor José Goldemberg, cientista e naturalista brasileiro de reconhecimento internacional, foi homenageado com a medalha “Responsabilidade Socioambiental” pela contribuição para o surgimento de inovações tecnológicas orientadas à preservação, qualificação e respeito ao meio ambiente. A medalha será acompanhada do diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo. Ela foi confeccionada em inox reciclado e o certificado em papel reciclado. Também foi lançado o Panorama de Resíduos Sólidos 2011, pela ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, que estará disponível para dowload no site da Conferência.
O Painel sobre o tema Governança Ambiental Internacional tve a participação de André Corrêa do Lago, Embaixador e Diretor do Departamento de Meio Ambiente do Itamaraty, Walter Lazzarini Filho, Presidente do Conselho Superior de Meio Ambiente-COSEMA da FIESP, Mario Mantovani, Diretor de Politicas Públicas da SOS Mata Atlântica. O mediador dessa mesa foi o consultor de sustentabilidade Fabio Feldmann. Transição para Economia de Baixo Carbono foi o tema do segundo painel. Fizeram parte da mesa de discussão Rubens Rizek, Secretário Adjunto da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Milton Luiz de Melo Santos, Diretor Presidente da Nossa Caixa Desenvolvimento – Agência de Fomento do Estado de São Paulo, Gesner Oliveira, Professor Adjunto do Departamento de Economia FGV-EAESP. A mediação foi de Isaac Edington – Presidente do Instituto e Portal EcoDesenvolvimento. Por fim, o último painel do dia aborda o tema Construindo a Justiça Social, debatido por Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente de SP, Bruno Caetano, Diretor Superintendente do SEBRAE – SP, Hugo Bethlem, – Vice Presidente do Grupo Pão de Açúcar. Para mediar esse painel, Lívio Giosa – Presidente do IRES – Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental.
Na Conferência foi lançada a campanha ”Seja um Conselheiro de Meio Ambiente” com o objetivo de divulgar a existência e as ações dos Conselhos Regionais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz e dos Conselhos Gestores de Parques da Cidade de São Paulo. Os primeiros foram criados pela Lei 14887/2009. São formados por conselheiros eleitos pela sociedade civil e indicados pelo poder público. Têm como objetivo o engajamento da população na discussão e formulação de propostas socioambientais junto a cada uma das subprefeituras. Já os Conselhos Gestores dos Parques Municipais (criado pela Lei 13539/2003) são formados por representantes da sociedade civil, dos trabalhadores dos parques municipais e do poder público e têm como finalidade promover a participação, o gerenciamento e a fiscalização integrada nos parques municipais.
A Conferência é uma realização da Câmara Municipal de São Paulo, em conjunto com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Relações Internacionais, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Secretaria Municipal do Emprego e Relações do Trabalho e a Prefeitura do Rio de Janeiro.