/governosp
Local: sala no Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro
Ingresso: 5 reais
Sessão Dom Quixote: Ciclo mulheres cineastas espanholas
10 de abril, sexta, 20h
15 anos e um día (2013, Espanha, 96`). Direção: Gracia Querejeta. Ficção. A relação conflituosa entre um adolescente que vive perigosamente e seu avô ex-militar. Após ser expulso da escola, sua mãe envia-o a uma pequena comunidade litorânea para passar uma temporada com o avô, que mais que tudo preza a vida tranquila e estável de aposentado.
17 de abril, sexta, 20h
As poderosas da República (2013, Espanha, 63`). Direção: Pilar Pérez Solano. Premiado documentário sobre o papel libertário das professoras durante a Segunda República Espanhola (1931 a 1939), que lutaram pelo ensino laico, misto, igualitário e solidário. Elas foram duramente reprimidas pelo nacional-catolicismo do ditador Franco.
24 de abril, sexta, 20h
Os meninos selvagens (2012, Espanha, 97`). Direção: Patricia Ferreira. Álex, Gabi y Oki são três adolescentes de uma grande cidade. Eles são desconhecidos para seus pais, professores e eles mesmos. Esse isolamento emocional terá consequências inesperadas que sacudirão a sociedade.
Trilogia Ana Carolina
11 de abril, sábado, 19h
Mar de Rosas (1977, Brasil, Colorido, 99′). Mulher mata o marido, foge com a filha e entra num delirante e tenso jogo de manipulação, refletido na narrativa não-linear com elementos surreais.
18 de abril, sábado, 19h
Das Tripas Coração (1982, Brasil, Colorido, 100′). Problemas administrativos e financeiros em um colégio religioso para garotas força o governo a interferir. Enquanto espera na sala de conferências para comunicar o fato aos administradores da escola, o interventor adormece e então sonhos loucos começam, envolvendo professores, estudantes e pessoas estranhas.
25 de abril, sábado, 19h
Sonho de Valsa (1987, Brasil, Colorido, 96′) Para deixar seu passado, família e valores para trás, uma mulher tem relações com vários homens a procura da sua própria identidade e felicidade.