/governosp
Encerrando as comemorações dos 70 anos do final da II Guerra Mundial, o Cineclube, em colaboração com o Consulado Geral da Rússia, apresenta palestra e ciclo de filmes russos.
Até 6 de junho
70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial
Exposição de fotos russas sobre a Segunda Guerra Mundial, especialmente da Batalha de Stalingrado. Biblioteca. Seg. a sex, 9h – 18h, e sáb, 9h – 15h.
1º de junho, segunda, 20h
O Destino de um Homem (URSS, 1959).
Direção: Sergei Bondarchuk. Operário russo serve na guerra, perde toda a família e inicia tocante relação com o pequeno Vanya, que esmola nas ruas. Grátis.
2 de junho, terça, 20h
A Balada do Soldado (URSS, 1959). Direção: Grigori Chukhrai. Soldado cruza com tipos diversos e conhece o amor em licença de seis dias para visitar a mãe no interior. Grátis.
3 de junho, quarta, 20h
O Tigre Branco (Rússia, 2012). Direção: Karen Shakhnazarov. Um gigantesco tanque fantasmagórico assombra os soldados russos no avanço final para Berlim. Grátis.
4 de junho, quinta, 20h
A infância de Ivan (URSS, 1962). Direção: Andrei Tarkovski. Narrativa poética e comovente da guerra aos olhos de uma criança. Grátis.
5 de junho, sexta, 20h
Quando Voam as Cegonhas (URSS, 1957). Direção: Mikhail Kalatozov. A guerra do ponto de vista dos que não foram. Noivo parte para o front e não envia cartas. Grátis.
6 de junho, sábado, 18h
A Batalha de Stalingrado
Palestra de Cláudio Lucchesi, jornalista, editor de Asas – Revista de Cultura e História da Aviação, especialista em história militar e autor dos livros “Kursk 1943” e “Stalingrado 1942”. Cineclube Latino-Americano. Grátis.
6 de junho, sábado, 19h
Vá e Veja (URSS, 1985). Direção: Elem Klimov. Jovem camponês guerrilheiro volta para casa, reencontra sua aldeia massacrada e sai a vagar sem rumo. Grátis.
Guerra e Humanidade
Obra prima de Masaki Kobayashi. A trilogia aborda a história do pacifista e socialista Kaji durante a 2ª Guerra Mundial. Taxa de manutenção: R$ 5,00.
13 de junho, sábado, 19h
Guerra e Humanidade: Não há Maior Amor (Japão, 1959). Kaji enfurece seus superiores ao tratar humanamente os prisioneiros de um campo na Manchúria.
20 de junho, sábado, 19h
Guerra e Humanidade: Estrada para a Eternidade (Japão, 1959). Direção: Kaji protesta ao descobrir que os soldados são maltratados por seus superiores.
27 de junho, sábado, 19h
Guerra e Humanidade: Prece de um Soldado (Japão, 1959).
Direção: Prisioneiro na Sibéria, Kaji frusta-se ao esperar melhor tratamento do exército comunista.
Sessão Don Quijote
Em junho e julho dedicamos a sessão Don Quijote a realizadoras espanholas. Taxa de manutenção: R$ 5,00
12 de junho, sexta, 20h
Sete mesas de bilhar francês (Espanha, 2007). Direção: Gracia Querejeta. Mulher abandona o marido e reabre o falido salão de bilhar do seu pai.
19 de junho, sexta, 20h
De tu ventana a la mía (Espanha, 2011). Direção: Paula Ortiz As histórias entrelaçadas de três personagens de diferentes gerações – Inés, Violeta e Luisa.
26 de junho, sexta, 20h
El cielo gira (Espanha, 2004). Direção: Mercedes Álvarez. As coisas começam a desaparecer diante do pintor quase cego Pello Azkera.