/governosp
São Paulo, 22 de abril de 2009.
O Memorial da América Latina volta a fazer parte da Virada Cultural este ano com dois shows, um no dia 2 e outro no dia 3 de maio. No dia 2, é a vez do espetáculo Escenas Flamencas, às 20h. No dia 3, às 19h, o show Na Boca da Noite faz uma homenagem a grandes sambistas, com participação especial de Paulo Vanzolini, co-autor do tema que dá nome ao show.
Escenas Flamencas é mais do que um espetáculo de flamenco: é uma proposta de abordagem dessa arte. Neste trabalho, o grupo Raies Dança Teatro revela uma nova sensibilidade para a dança flamenca e uma abordagem original na dramaturgia dos bailes tradicionais. O grupo se propõe a reunir o tradicional e o moderno da música e dança, por meio do toque das castanholas, sapateado, palmas e leques. Com um elenco de cinco bailarinos e três músicos, esse espetáculo apresenta os ritmos mais significativos do flamenco ampliando as possibilidades expressivas de cada um.
As sevillanas e os fandangos são bailes muito populares na Andaluzia e apresentados por todo o elenco acompanhados por castanholas e leques. São ritmos vibrantes e dinâmicos e mostram mais temas ligados ao cotidiano do povo espanhol. As alegrias são apresentadas por um solista e demonstram mais a técnica do sapateado e a expressividade contagiante do flamenco.
No dia seguinte, domingo, às 19h, a cantora Ana Bernardo apresenta-se no show Boca da Noite, cantando sambas de grandes compositores brasileiros, a exemplo de Cartola, Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Eduardo Gudin e principalmente Paulo Vanzolini, que fará uma participação especial contando detalhes das suas composições e do cenário musical paulistano, sua grande fonte de inspiração, além de interpretar pessoalmente obras como “Capoeira de Arnaldo” e os monólogos “Samba do Suicídio e Alberto”.
Participa também deste show o veteraníssimo trio Choro Expresso, composto pelos músicos Ítalo Peron (violão 7 cordas e direção musical), Jayme Marques Prata (flauta e bandolim) e Adriano Busko (percussão) que tem atuado ao lado de Vanzolini nos últimos 15 anos, tendo tido inclusive presença marcante na gravação da Antologia Acerto de Contas, em que foram registradas 52 músicas do grande mestre paulistano, e que executará alguns temas instrumentais do repertório do samba e do choro. A soma de todos estes ingredientes garante um show dinâmico, com muitas nuances, que vão desde o raro timbre de voz contralto de Ana Bernardo ao virtuosismo e molho dos músicos, e ainda os relatos pitorescos e muito bem humorados de Vanzolini.
Serviço:
Virada Cultural no Memorial
Dia 02/05, 20h – Escenas Flamencas
Dia 03/05, 19h – Na Boca da Noite
Entrada franca – Não haverá distribuição de ingressos
Fundação Memorial da América Latina / Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Tel.: (11) 3823-4600