/governosp
Como dizem os argentinos, Carlos Gardel (1890 – 1935) "está cantando cada vez melhor". Para “comprovar” essa tese, a Fundação Memorial da América Latina programou para o aniversário da cidade o show “Um tango para São Paulo – Viaje al Sentimiento”, com artistas vindos da Argentina para uma turnê nacional. O autêntico tango argentino é a essência deste espetáculo, nas suas três manifestações: música, dança e canto. A entrada é franca e os ingressos começam a ser distribuídos com um dia de antecedência.
“Viaje al Sentimiento” é uma excursão à noite tipicamente portenha, no qual desfila a imortal maestria de instrumentistas, cantores e dançarinos de tango. Composta por dois cantores, quatro músicos e oito bailarinos, “Viaje al Sentimiento” apresentará versão autêntica de clássicos da tradição tangueira, como Por una cabeza, El dia que me quieras, Adios Nonino, entre outros. No canto se destaca a voz de Abel Córdoba, durante 30 anos titular da famosa orquestra de Osvaldo Pugliese. Griselda Grenci interpreta tangos tradicionais e tangos melódicos da poetisa contemporânea Eladia Blazquez.
“Viaje al Sentimiento” percorre a história do tango permeada pela sensualidade de sua música e dança e pela poesia desencantada de suas letras. Os dançarinos são de tradicionais “Milongas” e “Casas de Shows” da capital argentina. As coreografias foram especialmente preparadas para esta turnê e fazem uma delicada visita a diferentes épocas da música argentina, do elegante “tango de salão” ao vanguardismo de Astor Piazzolla . Naturalmente, não faltarão no repertório tangos fundamentais, como “Por Una Cabeza”, “Uno”, “El Dia que me Quieras”, “El Choclo”, “Volver”, “Caminito”, “Adios Nonino”, “La Canción de Buenos Aires” e “La Cumparsita”.
A iniciativa é mais uma oportunidade aos paulistanos de experimentar a verdadeira expressão cultural argentina, que ganhou o mundo na primeira metade do século passado.
Por Eduardo Rascov
Serviço:
Um tango para São Paulo – Viaje al Sentimiento
Dia 25 de janeiro, quarta-feira, 20h
Auditório Simón Bolívar. Entrada franca.
Retirar ingresso com antecedência nos dias 24,
das 14 às 19h, e 25, a partir das 14h