/governosp
A Fundação Memorial da América Latina receberá um festival de cinema diferente. Entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro transcorre em suas dependências – e pela primeira vez no Brasil – o Giffoni Film Fetival, voltado para o público jovem. Um dos grandes diferenciais do GFF é não somente atrair o jovem para a sala de cinema, mas convidá-lo a atuar como jurado do Festival e, desta forma, incentivá-lo a desenvolver o senso crítico e a interagir com pessoas de todo país e com atores e diretores nacionais e internacionais. Ao longo dos dias haverá a exibição de cinco filmes abertos ao público e 16 sessões fechadas, que incluem pré-estreias, além de palestras e debates. Ao entardecer será promovida programação cultural com shows, espetáculos e oficinas.
A edição brasileira do GFF terá como temática de discussão ‘O Amor’, que permeará a base de interpretação dos jurados. A organização do GFF Brasil selecionará 350 jovens jurados, entre eles estrangeiros de diversas localidades. Os brasileiros interessados poderão realizar inscrições em escolas parceiras espalhadas pelo país e pelo site do festival. O Comitê organizador, encabeçado pelo próprio idealizador do festival, Claudio Gubitosi, selecionou 21 filmes nacionais e internacionais que serão avaliados e premiados segundo escolha do júri mirim subdividido em duas faixas etárias: de 12 a 14 e 15 a 17 anos.
Criado em 1971 pelo italiano Claudio Gubitosi e consagrado na Europa, com 42 edições na Itália e em locais como Estados Unidos, Austrália e Polônia, o festival recebe anualmente celebridades, produtores e diretores de cinema, que comandam o intercâmbio e a aproximação de jovens ao universo cinematográfico. O GFF tem suas raízes no sul da Itália, cidade de Giffoni Valle PIana. Durante sua trajetória abrigou jovens de mais de 54 países. A partir do ano 2000 foi instituída a rede Giffoni World Alliance, pela qual se permitiu expandir o evento para várias localidades e se adaptar a culturas e realidades diversas. Robert De Niro, Jessica Alba, Nicolas Cage, Steven Spielberg, Cuba Gooding Jr e Dianna Agron já marcaram presença em edições anteriores do evento.
Giffoni São Paulo Film Festival – É apresentado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Conta com o patrocínio de Redecard e Petrobrás, tem apoio de Globo São Paulo e promoção de Revista Contigo!, Cineclick e Rádio Disney 91.3. Conta com o apoio cultural de VivaCor. É uma realização de Mix Maker Entretenimento e Esporte, Giffoni Experience e Governo Federal.
Programação: