
O jornalista e historiador Lelé Arantes lança o livro “Itamar Borges – Uma trajetória de sucesso”, nesta segunda-feira, 23 de novembro de 2009, na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, da Fundação Memorial da América Latina. As escritoras Cris Oliveira e Maura Loria também participaram da obra, publicada pela THS Editora, que conta a fulminante carreira política do atual assessor executivo e de articulação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Itamar Borges.
Trata-se de uma história de sucesso, inovação e empreendedorismo dentro da área pública, o que chama atenção e serve de exemplo para as novas gerações. Leia abaixo um resumo biográfico de Itamar Borges, enviado por sua assessoria:
“No marketing existe uma expressão para designar a busca, pelas empresas, por práticas bem-sucedidas e ideias inovadoras para aperfeiçoar ou melhorar o desempenho: o benchmarking. Embora bastante comum no meio corporativo, a expressão não costuma ser muito ouvida quando se trata do serviço público. Por isso, a pessoa pública que é empreendedora, consegue inovar e melhorar o desempenho em áreas importantes, como saúde, educação, meio ambiente, turismo, empreendedorismo e responsabilidade fiscal, deve ser reconhecida e valorizada. Foi isso que motivou o jornalista e historiador Lelé Arantes a contar em livro a história do ex-prefeito de Santa Fé do Sul, no interior de São Paulo. O livro “Itamar Borges – Uma Trajetória de Sucesso”, será lançado em São Paulo na próxima segunda-feira, 23 de novembro, às 19 horas, no Memorial da América Latina.
Jovem e empreendedor
Eleito vereador aos 20 anos e prefeito aos 24, na distante Santa Fé do Sul, localizada no noroeste do Estado de São Paulo, já na divisa com os Estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, Itamar Borges foi um dos políticos mais jovens do país. Em 2000, aos 33 anos, Itamar Borges foi eleito novamente prefeito. E, em 2004, entrou para a história de Santa Fé do Sul como o primeiro prefeito reeleito. Jovem, dinâmico e empreendedor, Itamar Borges transformou o município em exemplo a ser seguido. Prefeitos, vereadores e deputados de todo o país passaram a visitar o município para ver de perto as inovações que garantiram a Santa Fé do Sul o reconhecimento estadual e nacional em áreas tão importantes e distintas quanto saúde, educação, meio ambiente, turismo, empreendedorismo e responsabilidade fiscal e social.
Entre as conquistas se destacam:
•“Selo de Responsabilidade Fiscal e Social”, premiação concedida pelo Ministério do Desenvolvimento Social, do Governo Federal, pelo cumprimento da Lei de responsabilidade Fiscal, do custeio da máquina, do esforço de investimento, superávit primário e da performance nas áreas de saúde e educação.
•“1º Lugar em Empreendedorismo no Estado de São Paulo e no Brasil (Região Sudeste)”, premiação concedida pelo Sebrae, composta pela Faesp, Fiesp e Fecomércio, em parceria com os governos Estadual e Federal.
•”Melhor Banco do Povo do Estado” premiação concedida pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, juntamente com o Cepam.
•“Prêmio Gestor Ambiental Eficiente”, concedido pelo Ministérios das Cidades, do Meio Ambiente e da Integração Nacional aos 30 municípios brasileiros que melhor desenvolveram políticas e ações ambientais.
•“Primeiro Lugar em Meio Ambiente no Estado de São Paulo”, título concedido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na apresentação dos Municípios Verdes Paulista e no Ranking Ambiental do Estado.
•“Prêmio Pró-Vida”, distinção recebida pela redução do índice de mortalidade infantil de 25 para cinco em cada mil nascimentos, índice de 1º Mundo, prêmio concedido pela Fundação SEADE.
•“Melhor Educação Pública do Brasil”, título concedido pelo Ministério da Educação, através da avaliação do IDEB 2008 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no País)
Também foi durante a gestão de Itamar Borges que Santa Fé do Sul passou a ser considerada estância turística, o que garante repasse de recursos estaduais para o desenvolvimento do turismo no município.
As conquistas de Itamar Borges para o município o levaram a alcançar um dos maiores índices de aprovação popular do país. Em 2008, quando deixou a prefeitura, 95% da população considerava seu governo ótimo ou bom.”
Serviço:
Lançamento do livro “Itamar Borges – Uma Trajetória de Sucesso”
Data: segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Horário: 19 horas
Local: Memorial da América Latina – Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Portão 6 – Barra Funda – São Paulo/SP
ENTRADA FRANCA
Informações: 3823.4600