/governosp
A solidariedade deu o tom na noite de sexta-feira, dia 13 de junho, no show beneficente do grupo Trovadores Urbanos no Memorial da América Latina. O espetáculo, que fez parte da Campanha do Agasalho de 2008, trocou o ingresso por cobertores.
Canções eternas de compositores como Braguinha, Ary Barroso, Paulo Vanzolini, Germano Mathias e Carlos Gardel, entre outros, transformaram-se em serenatas na voz de Maída Novaes, Juca Novaes, Valeria Caram e Eduardo Santana, o núcleo original dos Trovadores Urbanos, que se integrou ao público como raras vezes.
O evento contou com a colaboração de Mirian Salvadore Nascimento, mulher do presidente do Memorial, Fernando Leça, e foi prestigiado, entre outros, pelo jornalista Audálio Dantas, vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa em São Paulo..
Das janelas para os palcos, o grupo Trovadores Urbanos fez shows por todo Brasil, além de quatro turnês internacionais: Em 2003 representaram o Brasil nos Emirados Árabes, tocaram em Lisboa (ExpoLisboa) e no Festival de Música em Guimarães – Portugal (1996 e 1998), além de uma viagem de 30 dias pela França (1994).
O grupo tem seis CDs lançados: Trovadores Urbanos (1994), Serenata (1996), Brejeiro (1998), Canções Paulistas (2000) e Copacabana (2003), lançado também em Portugal e no Japão, e Canções Paulistas Ao Vivo (2007), que também saiu em DVD, com as participações de Toquinho e Guilherme Arantes.
Os Trovadores Urbanos dividiram o palco com Silvio Caldas durante cinco anos e constantemente suas músicas compõem o repertório de seriados e novelas como “Vila Madalena”, “O Cravo e a Rosa” e “Um só coração”, todos da Rede Globo.
fotos: Fábio Pagan