/governosp
O Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), deste Memorial, e o Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais da Unesp (IEEI) organizam o seminário “Comércio Internacional e Desenvolvimento Sustentável: Comércio Bilateral Brasil – União Europeia em Foco”, com o apoio da Delegação da Comissão Europeia no Brasil. Os interessados em participar podem se inscrever por meio do e-mail ieei@reitoria.unesp.br.
O encontro é coordenador pelos professores Luis Fernando Ayerbe e Luciana Togeiro de Almeida, ambos do IEEI-Unesp, e se dá nos dias 28 e 29 abril, no auditório do Anexo dos Congressistas, no Memorial. Participam especialistas das principais instituições de ensino e pesquisa do país, como ESALQ-USP, Unicamp, UFRJ, Unesp, UFAL e UFES, entre outras.
Entre as questões em discussão, podemos destacar “A vulnerabilidade ambiental da pauta exportadora latino-americana”, tema de Marianne Schaper, Oficial Senior da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, órgão ligado à ONU), autora de “Impactos ambientales de los cambios en la estructura exportadora en nueve países de América Latina y el Caribe: 1980-1995”, entre outros estudos. Schaper ainda participará de várias mesas de debates.
A sustentabilidade e a saúde do planeta também é a preocupação da presidente da Sociedade Brasileira de Economia Ecológia (Ecoeco), Maria Amélia Enriquez, que falará sobre “A dinâmica recente das exportações brasileiras de minerais e seus impactos socioambientais”.
Confira a programação completa.
Dia 28 – quinta-feira
09:30 – Abertura: Adolpho Melfi (Diretor do CBEAL), Luis Fernando Ayerbe (Coordenador do IEEI-UNESP) e Luciana Togeiro de Almeida (IEEI-UNESP, Coordenadora do Seminário)
TEMA: Comércio e Meio Ambiente na América Latina
10:30 – A Vulnerabilidade Ambiental da Pauta Exportadora Latino-Americana
Marianne Schaper (Oficial Senior da Cepal)
11:00 – Comentários: Maria Cecília Junqueira Lustosa (Economia, UFAL); Sílvia Helena Galvão de Miranda (Economia, ESALQ-USP)
11:30 – Debates
12:00 – Almoço
TEMA: Avaliações de Sustentabilidade do Comércio Exterior Brasileiro
13:30 – O Comércio Exterior Brasileiro no Período de 1985-2009: benção ou maldição das commodities?
Stela Luiza de Mattos Ansanelli (Professora de Economia da UNESP – Araraquara)
14:00 – O Comércio Bilateral Brasil – União Europeia de 1985-2009: mais ou menos do mesmo?
Luciana Togeiro de Almeida (Departamento de Economia da UNESP – Araraquara, IEEI-UNESP)
14:30 – Comentários: Marianne Schaper (Oficial Senior da Cepal); Sonia Dalcomuni (Economia, UFES)
15:00 – Debates
15:30 – Café
TEMA: Avaliações de Sustentabilidade do Comércio Exterior Brasileiro
16:00 – Agronegócio e Meio Ambiente: desafios e oportunidades. Sílvia Helena Galvão de Miranda (Economia, ESALQ-USP)
16:30 – Agronegócio e Meio Ambiente. Ademar Romeiro (Economia, UNICAMP)
17:00 – Comentários: Ricardo Abramovay (Economia, USP), Maria Amélia Enriquez (Presidente da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica – ECOECO)
17:30 – Debates
18:00 – Encerramento
Dia 29 – sexta-feira
TEMA: Avaliações de Sustentabilidade do Comércio Exterior Brasileiro
09:30 – Indústria e Meio Ambiente. Maria Cecília Junqueira Lustosa (Economia, UFAL)
10:00 – Indústria e Meio Ambiente. Carlos Eduardo Frickman Young (Economia, UFRJ)
10:00 – Comentários Marianne Schaper (Oficial Senior da Cepal); Sônia Dalcomuni (Economia, UFES)
10:30 – A Dinâmica Recente das Exportações Brasileiras de Minerais e seus Impactos Socioambientais: Maria Amélia Enriquez (Presidente da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica – ECOECO)
11:00 – Comentários: Ricardo Abramovay (Economia, USP), Carlos Eduardo Frickman Young (Economia, UFRJ)
11:30 – Debates
12:00 – Encerramento: Luis Fernando Ayerbe e Luciana Togeiro de Almeida
Serviço
Seminário Comércio Internacional e Desenvolvimento Sustentável:
Comércio Bilateral Brasil – União Europeia em Foco
Dias 28 e 29 de abril de 2011
Horário: das 9h30 às 18h na quinta e das 9h30 às 12h na sexta
Auditório do Anexo dos Congressistas
Fundação Memorial da América Latina
Inscrições gratuitas pelo email ieei@reitoria.unesp.br
Mais informações: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br
Fone 11 3823.4780