/governosp
São Paulo, cidade anfitriã para a apresentação da Marca Região América Latina e Caribe
Mais de 500 equipes de 11 países participaram da convocação para selecionar a imagem que melhor representa a identidade da região, seus atributos únicos e as vantagens competitivas que a diferenciam de outros lugares do mundo.
(São Paulo, 06 de maio de 2024) No dia 15 de maio, em São Paulo, será realizada a apresentação da Marca Regional América Latina e Caribe, uma iniciativa que ajudará os países da região a terem uma presença mais unificada, influente e reconhecível no cenário internacional, contribuindo para promover novos investimentos, incentivar o turismo e fortalecer sua projeção como uma região de soluções.
O evento ocorrerá a partir das 17h na biblioteca do Memorial da América Latina, um espaço que simboliza de maneira única a riqueza cultural da região, a integração de seus países e as oportunidades para gerar um maior impacto na agenda internacional.
“Encapsular tudo o que somos na América Latina e Caribe em um único conceito é quase impossível. Mas esse “quase” abre uma janela através da qual podemos nos apresentar de forma grandiosa e, acima de tudo, pensar de forma colaborativa e em chave latino-americana e caribenha. Por isso, desde o CAF, o banco de desenvolvimento de, por e para a América Latina e o Caribe, embarcamos nessa missão de criar, com o apoio e a criatividade de nossa gente, uma marca que eleve a projeção da região no mundo”, declara Sergio Díaz-Granados, presidente-executivo do CAF.
A Marca Regional que será apresentada é a proposta escolhida após uma convocação para a qual foram recebidas mais de 500 inscrições de criativos, publicitários e profissionais de outras disciplinas de 13 países da região.
Como parte desta apresentação, representantes do setor privado e cultural do Brasil e de outros países da região participarão de dois painéis de debate focados nas vantagens competitivas da América Latina e do Caribe como destino turístico e de investimento, e nas oportunidades geradas pela diversidade cultural de nossos países para que a região tenha uma identidade única, e o potencial das indústrias criativas.
Entre os participantes estão Alfredo Pinto (sócio, Bain & Company), Ed Bartett (Ministro do Turismo, Jamaica), Óscar Rueda (Diretor de Turismo Sustentável, CAF), Karim Lesina (VP de Assuntos Públicos da Milicom), Naiara Galarraga (jornalista, El País), Tere Chadwick (artista e curadora do Neonorte 5.0), Julio Landmann (gestor cultural), Ángel Cárdenas (Gerente de Desenvolvimento Urbano, Água e Indústrias Criativas, CAF), Cláudia Casarino (artista plástica e fotógrafa), Talita Borges Vicari (Chefe do Setor Cultural da ERESP – Itamaraty, atriz e humorista brasileira).
–
Neo Norte 5.0
Durante o evento de lançamento da Marca Regional, será apresentado o Neo Norte 5.0, um projeto cultural participativo criado pela artista chilena Tere Chad, que utiliza o upcycling e a performance para reimaginar os valores culturais do Sul que desejamos exportar para o mundo. Esta é a quinta fase do Neo Norte, um projeto de pesquisa em andamento que começou em 2017, inspirado no legado de Joaquín Torres García para propor o Sul como o Novo Norte e será implementado ao longo de 2024 e 2025 no Memorial da América Latina, em São Paulo. Realizado na modalidade de local específico, adota várias formas, desde exposições, publicações, eventos e seminários, buscando questionar como a geopolítica afeta as peculiaridades da América Latina. O Neo Norte explora quatro subtemas principais: migrações como destruições criativas, sincretismo cultural, a integração do digital com o ambiente natural e o xamanismo sob uma perspectiva pré-colombiana e ocidental.
Data: 15/05/2024
Horário: 17h
Local: Biblioteca Latino-americana