Memorial da América Latina lança Bolsa CBEAL com o intuito de apoiar pesquisas acadêmicas sobre Saberes indígenas
A Fundação Memorial da América Latina publicou nesta terça-feira (16/07), o edital da bolsa FMAL-CBEAL. O tema da edição de 2024 é “Saberes indígenas para o século 21” e conta com a orientação catedrática da Profa. Dra. Beatriz Perrone-Moisés (FFLCH/ CEstA – USP). Ao todo, serão 10 bolsas de estudos oferecidas a pesquisadores de diferentes níveis acadêmicos, indo desde graduandos com iniciação científica até pós-doutores.
Os bolsistas selecionados não precisarão estar vinculados a alguma instituição acadêmica. A concessão das bolsas faz parte da missão institucional da Fundação em promover a produção e a disseminação do conhecimento e integrar países da América Latina a partir de pesquisas e extensão.
As inscrições para as bolsas Cátedra vão até o dia 30 de julho e devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail contato.cbeal@memorial.org.br e catedra@memorial.org.br.
Missão do Memorial da América Latina
“A FMAL é eficiente laboratório para nortear políticos e rumos da gestão do executivo, além de lançar luz sobre questões de alta relevância, dentre as quais podemos citar o olhar debruçado de acadêmicos sobre cenas abertas de uso em São Paulo. Nossos editais estão abrindo espaço para pesquisas sobre economia criativa no universo do samba, ao mesmo tempo que outros pesquisadores se voltam para os povos originários. Nossas frentes de pesquisas são diversas e multifacetadas tal qual o próprio Memorial. Um orgulho e uma grande responsabilidade, seguimos, pois, contribuindo de forma significativa para a comunidade acadêmica e científica, ao mesmo tempo que auxiliamos o desenrolamento de políticas públicas solidas”, afirma o Diretor-presidente da Fundação Memorial da América Latina, Pedro Mastrobuono.
Para o Diretor do Centro de Estudos Brasileiro da América Latina, Roberto Bertani, os editais proporcionam uma reflexão latino-americana profunda. “É parte da missão do CBEAL promover estudos acadêmicos que nos permitam refletir sobre a atualidade dos povos latino-americanos em diferentes recortes sociais e artísticos. Também muito nos interessa divulgar os saberes e as artes do nosso continente, então junto aos estudos vêm atividades de extensões abertas ao público. Vale acompanhar tudo de perto.”
Sobre o tema da Bolsa CBEAL
A professora-doutora Beatriz Perrone-Moisés (FFLCH/ CEstA – USP) será a orientadora dos bolsistas FMAL-CBEAL, que terão de apresentar projetos de pesquisa a partir do tema “Saberes Indígenas para o Século 21”. Ela é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1982), Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1996). Ela tem Pós-doutorado EHESS-França (2003) e é Livre-docente em Etnologia Americanista pela FFLCH – USP (2015). Atua como Professora do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA-USP).
Nas palavras da catedrática, desde o “achamento” do Brasil pelos portugueses, os povos indígenas têm sido vitimados por projetos diversos de erradicação de suas existências e de seus saberes, com vistas à sua transformação em “vassalos úteis”, como se dizia no período colonial, ou “cidadãos produtivos”, conforme formulações mais contemporâneas. Após séculos de apagamento, inclusive das narrativas históricas oficiais, vozes indígenas começaram recentemente a ser ouvidas com mais frequência, nas academias, na política, na grande mídia.
Ainda não se pode dizer que a maior difusão de informações a respeito de saberes e modos de vida indígenas tenha conseguido erradicar preconceitos ou lhes garantido o direito de escolherem seus caminhos. Ainda são maioria os civilizados que acreditam que os indígenas ganhariam em viver na civilização, convicção que fundamenta e justifica políticas etnocidas desde o início da colonização. O reconhecimento pleno dos povos indígenas como povos cujas culturas merecem ser conhecidas e respeitadas em suas diferenças já foi um grande avanço constitucional em 1988, mas ainda não corresponde à percepção de grande parte dos brasileiros.
Este projeto se entende como um passo ainda mais adiante: trata-se de propor que povos indígenas são depositários e praticantes de conhecimentos que não devem apenas ser respeitados em suas diferenças, mas diante dos quais, por um momento, o ocidente deve se comportar com humildade, para poder aprender.
A proposta de levar a sério saberes indígenas, tomando-os como inspiração, excluiria, em princípio, a divisão em linhas de pesquisa, já que uma das características do pensamento indígena que contrasta radicalmente com o ocidental é uma visão que dizemos holística. Buscando fundamento em separações conceituais ocidentais, poderíamos propor três grandes linhas: 1. relações com o mundo; 2. relações entre humanos; 3. construção e transmissão de saberes. As três são, no entanto, entrelaçadas na filosofia indígena: o que chamamos de humanos é uma das formas de entes que vivem nisso que chamamos de mundo (ou Natureza), e princípios relacionais encontram-se afirmados, praticados e ensinados nos modos de vida indígena, que se aplicam igualmente em planos que o pensamento ocidental separa. Retomando estas classificações, poderíamos pensar a primeira linha, “relações com o mundo” como em diálogo direto com o que chamamos de ecologia, práticas de cultivo, alimentação, por exemplo. À segunda, “relações entre humanos”, corresponderiam nossos planos sociológico, político, familiar e a terceira, “construção e transmissão de saberes”, envolveria a educação, em todos os seus aspectos.
Sobre a bolsa de estudos
A Bolsa FMAL-CBEAL destina 10 bolsas para graduandos com iniciação científica até pós-doutores. O auxílio financeiro é de R$ 1.500 mensais para cada pesquisador selecionado.
Cabe ressaltar que a bolsa de estudos tem duração de quatro meses. Porém, os pesquisadores aprovados dentro da Bolsa FMAL-CBEAL terão a possibilidade de renovar o auxílio financeiro por mais quatro meses, caso se comprove a necessidade de maior tempo para a realização do estudo.
Para conferir os detalhes do edital e saber mais sobre as inscrições, acesse o link: https://memorial.org.br/editais/