/governosp
São Paulo, 15 de maio de 2009.
O Projeto Adoniran recebe, no dia 28 de maio, o cantor e compositor Ataulfo Alves Junior, na aconchegante Sala dos Espelhos do Auditório Simón Bolívar, às 20h30. O show tem entrada franca.
Canções como “Leva meu samba”, “Atire a primeira pedra”, “Ai que saudades da Amélia” e “Razão para cantar” entre outros clássicos da música brasileira, irão rechear o repertório da noite.
No dia 5 de agosto de 1965, Ataulfo Alves passou para seu filho, Ataulfo Jr, o tradicional “lenço branco”, dizendo: “toma o lenço, meu filho, e vai defender o que é nosso de geração a geração”. Até 1969, pai e filho trabalhavam juntos, em diversos shows por todo o Brasil. A partir daí, o filho decolou em carreira própria, homenageando seu pai e outros mestres e sempre defendendo composições próprias.
Filho do grande cantor e compositor da MPB, Ataulfo Alves Junior começou a cantar com a irmã Matilde e um amigo de infância, Aluízio, no trio "Os Herdeiros do Samba", nome dado pelo seu pai, o Mestre Ataulfo Alves que ensaiava os garotos juntamente com outro amigo, Jayme Florence (o Meira do violão). O Trio acabou, Ataulfo Alves Junior seguiu sozinho e apresentou-se pela primeira vez em 1963, na tv Record, no programa "Bossaudade" apresentado por sua madrinha musical, a divina Elizeth Cardoso. Foi a partir de 1973, já contratado pela RCA Victor, que a carreira deste cantor e compositor começou a tomar impulso.
Em 1976, Ataulfo gravou o seu primeiro grande sucesso, "Os Meninos da Mangueira", de Rildo Hora e Sergio Cabral, ficando 30 semanas nas paradas de sucessos. Logo vieram outras canções que se consagraram como: "Feira Livre" (tema da novela Dona Xepa, Globo, 1977) e "Pedro Sonhador" (o samba mais bonito do ano de 1977 – Troféu Repórter – Chacrinha).
Em 1984, teve a idéia do show "Leva meu samba – 15 anos sem o Mestre Ataulfo", que teve direção de Túlio Feliciano, supervisão de Hermínio Bello de Carvalho e Rildo Hora. Ataulfo Alves Junior cantou ao lado de Elizeth Cardoso em várias salas do Rio e São Paulo. Viajaram logo a seguir com o Projeto "Pixinguinha", sucesso total em Maceió, Recife, Fortaleza e Bahia. O show foi considerado um dos melhores de 84, e até virou LP pela gravadora Eldorado, e hoje CD: "Leva meu samba (Elizeth Cardoso e Ataulpho Alves Junior cantando os clássicos do Mestre Ataulfo Alves, distribuído pela Sony Music).
Cantor descompromissado com o modismo, Ataulfo apresenta na diversidade de seu repertório o empenho em mostrar o que há de melhor na música brasileira. Intérprete múltiplo, ele traz para cada música uma vertente do seu talento.
Nos seus shows, Ataulfo Alves Junior faz uma retrospectiva de seus sucessos e também homenageia os grandes Mestres da MPB, como: Ataulfo Alves (seu pai), Cartola, Wilson Batista, Ismael Silva, Monsueto, Nelson Cavaquinho, Adoniram Barbosa, Zé Ketty, Noel Rosa, Billy Blanco, Elton Medeiros, Chico Buarque e Paulinho da Viola; e músicas que fez com os parceiros: Toninho Branco, Helio Matheus, Mario Lago Filho e Delcio Carvalho.
REPERTÓRIO
VAI MAS VAI MESMO (Ataulfo Alves)
OH SEU OSCAR (Ataulfo Alves / Wilson Batista)
O BONDE DE SÃO JANUARIO (Ataulfo Alves / Wilson Batista)
POIS É (Ataulfo Allves)
SEI QUE É COVARDIA (Ataulfo Alves / Claudionor Cruz)
MEUS TEMPOS DE CRIANÇA (Ataulfo Alves)
MULATA ASSANHADA (Ataulfo Alves)
VIDA DA MINHA VIDA (Ataulfo Alves)
INFIDELIDADE (Ataulfo Alves / Americo Seixas)
LEVA MEU SAMBA (Ataulfo Alves)
ATIRE A PRIMEIRA PEDRA (Ataulfo Alves / Mario Lago)
AI QUE SAUDADES DA AMELIA (Ataulfo Alves / Mario Lago)
LARANJA MADURA (Ataulfo Alves)
VOCE PASSA EU ACHO GRAÇA (Ataulfo Alves / Carlos Imperial)
NA CADENÇIA DO SAMBA (Ataulfo Alves)
EXCLUSIVO DO POVO (Ataulpho Jr e Helio Matheus)
RAZAO PRA CANTAR (Ataulpho Jr e Delcio Carvalho)
MAIS UM SAMBA DE AMOR (Ataulpho Jr e Delcio Carvalho)
CADE A FESTA (Ataulpho Jr e Delcio Carvalho)
REVERSO (Ataulpho Jr e Delcio Carvalho)
Serviço:
Projeto Adoniran: Ataulfo Alves Júnior
Dia 28 de maio de 2009, às 20h30
Memorial da América Latina – Sala dos Espelhos
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Tel. 3823-4600
Entrada Franca