/governosp
Mario Vargas Llosa
A Arte de Narar Imagens
Ciclo de filmes de adaptação para o cinema de romances do escritor peruano Mario Vargas Llosa, Prêmio Nobel de Literatura de 2010. No último sábado do mês, debate sobre a arte de adaptar para o cinema as narrativas de um dos maiores escritores latinoamericano vivo.
5 de outubro, sábado, 17h
La Ciudad y los Perros. Direção: Francisco Lombardi. Baseado no romance de formação homônimo de Vargas Llosa, sobre o rígido cotidiano de um grupo de cadetes da tradicional Academia Militar de Lima, na qual o próprio autor estudou.
12 de outubro, sábado, 17h
Pantale ón y las Visitadoras. Direção: Francisco Lombardi. No romance Pantaleón y las Visitadoras, Vargas Llosa descreve um hilário serviço sexual para os solitários soldados de um posto avançado na selva amazônica peruana. Tudo ia bem até que o oficial responsável pelo programa, Pantaleón Pantoja, se apaixona por uma das “visitadoras”, a sensual prostituta vivida pela colombiana Angie Cepeda.
19 de outubro, sábado, 17h
La Fiesta del Chivo. Direção: Luis Llosa. Baseado no romance “A Festa do Bode”, de Mário Vargas Llosa, o filme conta ao mesmo tempo as terríveis memórias de Urania Cabral (Isabela Rosellini) e o complô para matar o ditador Trujillo, que comandou a República Dominicana com mão de ferro entre 1930 e 1961.
26 de outubro, sábado, 17h
Mesa Redonda: “Mario Vargas Llosa – A Arte de Narar Imagens”.
Serviço
Taxa única de manutenção de R$ 5,00.
Lotação: 70 lugares.
Informações: www.memorial.org.br; cineclubelatinoamericano@googlegroups.com.
Local: Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro.