/governosp
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO MEMORIAL NA 6a PRIMAVERA DE MUSEUS
Nesta quarta-feira (26), a estudante de Artes Plásticas da ECA-USP, Tathiane Oberleitner, ministrou uma oficina de cerâmica em argila na Galeria Marta Traba, como parte da 6a Primavera de Museus. Ao lado de várias instituições culturais brasileiras, o Memorial participa até domingo da Semana da Primavera, articulada pelo Instituto Brasileiro de Museus.
Após apresentar os dois tipos de argila com que os participantes trabalhariam (a terracota, que tem tonalidade natural avermelhada, e argila branca), Tathiane introduziu as ferramentas utilizadas para a confecção de artesanato desse tipo e mostrou fotos de obras produzidas por artistas já consagrados no ramo, como a professora da ECA-USP, Norma Grinberg, a argentina Liliana Porter, o britânico Antony Gormley, entre outros.
Dadas as devidas orientações, os cinco alunos presentes “botaram a mão na massa” literalmente e produziram diferentes esculturas, que serão levadas ao forno depois de secarem e voltarão para o Memorial, para a próxima etapa, que é a esmaltagem.
Mesmo tratando-se da primeira oficina ministrada por Tathiane, ela mostrou-se totalmente confiante e capaz de instruir as pessoas para a produção de artesanato, como contou a fotógrafa Priscila Gianesi, 28. “Foi super divertido e relaxante. Tratando-se de argila, eu era leiga, mas as instruções foram muito claras e agora só fica a expectativa de ver a escultura pronta”, disse.
Sobre sua primeira experiência como oficineira, Tathiane disse: “Foi uma experiência assustadora e surpreendente ao mesmo tempo. Fiquei feliz com o resultado. Os alunos conseguiram absorver tudo que eu passei. Eles estão de parabéns”, disse, antes de revelar os próximos passos das obras, ainda molhadas. “Fizemos a modelagem, agora temos que esperar as obras secarem, longe do sol, por um período de duas a três semanas, aí poderemos fazer a primeira queima. Depois, vamos esmaltar a peça, queimá-la de novo e o produto estará pronto”, finalizou.
Nesta quinta-feira (27), quem ministra a oficina é a também estudante de artes plásticas, Bruna Sizilo. Ela vai ensinar os alunos como montar uma câmera fotográfica com uma lata de achocolatado (os interessados devem trazer as latas). Depois de montadas as câmeras, haverá um passeio para fotografar a arquitetura do Memorial, seguido de uma sessão no laboratório, onde os alunos aprenderão a revelar as fotos.
Texto e fotos Luiz Tristão