/governosp
.
O presidente da petroleira hispano-argentina Repsol no Brasil, Javier Moro, visitou a Fundação Memorial da América Latina na tarde desta terça, 3 de dezembro de 2009. Acompanhado de seu diretor de Comunicação e Relações Externas, Alejandro Roig, e da comunicóloga Josiane Costa, ele foi recebido pelo presidente da Fundação Memorial da América Latina, Fernando Leça, que lhe apresentou a instituição e exibiu um vídeo institucional de 8 minutos.
Fernando Leça lhe presenteou algumas das publicações editas pelo Memorial, como a revista Nossa América e o livro “Perón & Vargas: aproximações possíveis”. E recebeu das mãos de Javier Moro, por sua vez, o “Anuario Iberoamericano 2009”, editado pelos pesquisadores do Real Instituto Elcano Carlos Malamud, Paul Isbell e Federico Steinberg, e pela diretora de documentação da Agência EFE, Concha Tejedor.
Há 3 anos, a Fundação Memorial da América Latina e a Repsol firmaram um acordo de cooperação. Por meio dele, a Repsol apóia as atividades da Cátedra Unesco Memorial da América Latina, que é uma parceria do Memorial com as três universidades públicas paulistas (USP, Unicamp e Unesp).
A visita de Javier Moro foi então para conhecer pessoalmente esse programa acadêmico. A Cátedra Unesco Memorial da América Latina foi esmiuçada pelo seu coordenador, o professor Adolpho José Melfi. Um dos estudantes da Cátedra, o guatemalteco Javier Gramajo Lopez pode também discorrer sobre sua pesquisa no Brasil. Lopez acaba de apresentar seu paper ao catedrático Hernan Chaimovich, intitulado “Economias baseadas na gestão do conhecimento: caracterização da América latina por meio de indicadores de desenvolvimento humano,econômicos, geopolíticos e científico-tecnológicos.”