/governosp
Após atender a cerca de 40 mil pessoas nos três meses que esteve no Memorial em 2008, o Programa de Documentação ao Cidadão Boliviano no Brasil, apelidado de Poupatempo Boliviano, volta ao Memorial a partir do dia 3 de agosto, para mais uma a temporada de três meses.
Serão emitidos documentos de inscrição consular para os bolivianos residentes em São Paulo (que chegaram antes de fevereiro deste ano) e serão dadas orientações sobre procedimentos consulares.
A medida vem a calhar após a promulgação pelo presidente Lula, no dia 2 de julho deste ano, da Lei 11.961, que anistia todos os estrangeiros que estão em situação irregular no país.
O número de bolivianos documentados em São Paulo é de 110 mil. Mas especula-se que exista o dobro de ilegais. Segundo Claudia Barrionuevo, diretora geral de regime consular do Ministério das Relações Exteriores da Bolívia, “documentar estas pessoas para nós é importante para identificá-las como imigrantes. Ver que tipo de perfil eles têm e isso nos permitirá fazer políticas públicas de apoio a eles”.
De acordo com o cônsul geral da Bolívia em São Paulo, Jaime Valdívia, o Memorial é um ponto importante para os bolivianos: “Nossa ação cívico-religiosa já acontece aqui e transformou o local num marco, uma referência para os bolivianos em São Paulo”, disse.
De fato, o Memorial é palco das festividades bolivianas desde 2005. Aqui é comemorado o 6 de Agosto, data da independência do país, assim como são trazidas as imagens religiosas. Neste ano, de 7 a 9 de agosto, acontece a II Festa Cultural e Religiosa da Comunidade Boliviana, com vigília para as virgens de Copacabana e Urkupiña e barracas de comidas típicas e artesanato boliviano. A programação é gratuita.
Mais informações:
Consulado Geral da Bolívia em São Paulo
Tel. 3289-0443
Serviço:
Programa de Documentação ao Cidadão Boliviano no Brasil
Data: de 3 de agosto a 3 de novembro
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h
Local: Centro de Recepção de Turistas/Queijinho (ao lado da Biblioteca)
Memorial da América Latina
Av, Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Entrada pelos portões 1, 5 e 6.
No Twitter: www.twitter.com/hablamemorial