/governosp
Atenção: O curso Curso Os EUA e a Política Internacional Contemporânea foi adiado para o primeiro semestre de 2007. Os valores correspondentes às inscrições serão devolvidos. Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail cursos@memorial.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3823-4780
Curso Os EUA e a Política Internacional Contemporânea
O curso de extensão “Os Estados Unidos e a Política Internacional Contemporânea – Uma Análise a partir das relações com a América Latina” tem como objetivo analisar as concepções teóricas e avaliações políticas que orientam a atual política externa dos EUA, abordar de maneira histórica e analítica a corrente neoconservadora e sua influência nas gestões de Ronald Reagan e George W. Bush e também o debate entre neoconservadores e realistas, estabelecendo vínculos entre as posições conjunturais e percepções estratégicas sobre a longevidade da atual supremacia norte-americana.
Outro ponto a ser analisado é a América Latina e o Caribe, num cenário marcado por eleição de governos que buscam afirmar sua autonomia, em países como Venezuela, Brasil e Argentina, crises de governabilidade na Colômbia, Equador e Bolívia, as relações conflituosas com Cuba, contaminando a agenda de relações bilaterais de países como o Brasil. Neste tema, analisaremos a visão destes países por parte do governo Bush e seus interlocutores.
Esse curso contará com a coordenação acadêmica do Prof. Dr. Luis Fernando Ayerbe, livre-docente da UNESP, e é direcionado a estudantes e professores universitários das áreas de Relações Internacionais, História, Sociologia, Economia, bem como aos interessados em geral.
INFORMAÇÕES: (11) 3823-4780 / cursos@memorial.sp.gov.br
FUNDAÇÃO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda – São Paulo/SP
Obs. Caso não se obtenha o número mínimo de inscritos previsto, o curso não será realizado, sendo, neste caso, devolvidas as taxas de inscrição já depositadas.
Veja também os outros cursos:
Curso de Segurança e Defesa Nacional – Da Competição à Cooperação Regional