/governosp
“Vacinas e as doenças negligenciadas, sucessos, fracassos e suas causas” é o tema da palestra do professor Manoel Barral Netto, que abre o módulo "Doenças Negligenciadas na América Latina" da Cátedra Unesco Memorial da América Latina, no dia 23 de março, com entrada franca. Especialista nessa questão o professor Barral foi convidado pelo catedrático Erney Camargo, que coordenará os estudos durante o semestre. Além deles, participam da mesa de abertura Fernando Leça, presidente do Memorial, Adolfo José Melfi, coordenador geral da Cátedra Unesco Memorial da América Latina e José Caricatti, Diretor da Fundação Conrado Wessel.
Para participar das demais atividades da Cátedra Unesco Memorial, neste semestre, é necessário fazer inscrição e passar por seleção prévia (veja abaixo como). Apenas a palestra de encerramento, em 25 de maio, será novamente aberta ao público. Ministrada pelo professor João Carlos Pinto Dias, o tema será “O Controle da Doença de Chagas no Brasil, uma história de sucesso, desafios esperados”.
Essas e outras atividades são promovidas pela Cátedra Unesco Memorial da América Latina, que neste semestre aborda o tema “Grandes Endemias e Doenças Infecciosas Negligenciadas na Região Neotropical”. Vários especialistas de renome internacional foram convidados para falarem sobre tópicos específicos relacionados a essa questão central (veja relação abaixo). Entre as endemias e doenças negligenciadas serão abordadas a doença de Chagas, esquistossomose, malária, tuberculose, filariose, oncocercose, mansonelose, micoses superficiais e profundas, arborviroses (febre amarela, dengue e viroses amazônicas) e novas viroses (Hantavirus, Sabiá), além de doenças exóticas e doenças em progressão.
O curso terá a duração de 4 meses, de março a junho de 2011, quatro horas de aulas por semana (às quartas-feiras), das 09:00 às 13:00 horas, e será realizado nas instalações do Anexo dos Congressistas/CBEAL do Memorial da América Latina – acesso pelo Portão 12. Ele é voltado especialmente para estudantes de pós-graduação nas áreas de Saúde e Biológica, médicos, sanitaristas, pesquisadores, epidemiologistas, gestores em órgãos públicos ou funcionários de empresas privadas que atuam na área da Saúde.
O curso será ministrado pelo Catedrático Prof. Dr. Erney Felício Plessmann de Camargo e terá a participação de especialistas convidados, conforme a programação abaixo. O prof. Plessmann é um renomado parasitologista e protozoologista e seu trabalho com malária e evolução e filogenia de tripanosomatídeos se tornou referência. Seu currículo não poderia ser mais apropriado para ocupar a cátedra neste semestre: graduado em medicina pela Universidade de São Paulo, tem doutorado e livre docência também pela USP; é bolsista de Produtividade 1A CNPq desde 1976; Doutor Honoris Causa da Universidade Nacional de Inginiería do Peru; Professor Emérito do Instituto de Ciências Biomédicas da USP; Professor Emérito da Faculdade de Medicina da USP. É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências do Terceiro Mundo (TWAS) e da Linnean Society of London. É comendador e Grã Cruz da Ordem do Mérito Científico do Brasil e Grã Cruz da Ordem do Ipiranga do Estado de São Paulo. É Presidente da Fundação Zerbini-Incor – SP e Coordenador Científico da Fundação Conrado Wessel. Foi Pró-reitor de Pesquisa da USP, Diretor do Instituto Butantan e Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Para se inscrever é necessário cópias dos seguintes documentos: Curriculum Vitae; atestado de matrícula ou certificado de conclusão de curso superior; RG ou equivalente legal. Esses documentos deverão ser encaminhados para o E-mail: catedra@memorial.sp.gov.br, ou entregues, pessoalmente, no Memorial da América Latina – Anexo dos Congressistas – CBEAL, Portão 12, no horário das 10:00 às 18:00 horas, de segunda à sexta-feira.
Serão selecionados, entre os inscritos, 20 alunos para participarem diretamente do programa de pesquisa da Cátedra. Esses receberão certificação especial, chancelada por uma das três universidades públicas paulistas (USP, UNESP e UNICAMP), caso cumpram o requisito adicional de entrega de monografia final sobre o tema do curso, segundo critérios a serem estabelecidos pelo Catedrático. Esse trabalho de conclusão do curso poderá ser publicado pelo Memorial da América Latina.
A Cátedra Unesco Memorial da América Latina oferece até 7 bolsas de estudos, preferencialmente para estudantes estrangeiros oriundos de países latino-americanos, ou para alunos vindos de outros estados brasileiros. Os selecionados serão aceitos para atuar em período integral, e terão a oportunidade de um contato estreito com a vida cultural e universitária paulista, ao mesmo tempo em que aprofundarão seu conhecimento sobre a América Latina. Em sua chegada a São Paulo, e durante sua estadia, receberão integral apoio do Memorial para obtenção de documentos consulares, plano de saúde e hospedagem.
O Memorial da América Latina se encarregará dos seguintes custos da participação dos bolsistas:
• bolsa de estudos (durante quatro meses) no valor mensal de US$ 1,200.00;
• seguro saúde.
A passagem aérea de ida e volta ficará por conta do interessado, salvo em casos excepcionais a serem analisados pela Coordenação da Cátedra.
Serão aceitos também 40 alunos ouvintes. Todos receberão certificado, desde que compareçam a pelo menos 70% das aulas.
Programação
Março 23
Prof. Manoel Barral Netto
Cerimônia de abertura e palestra“Vacinas e as doenças negligenciadas, sucessos, fracassos e suas causas”
Março 30
Prof. José Rodrigues Coura:
Palestra: “Endemias Brasileiras, sua história, presente e futuro”
Abril 06
Prof. Marcos Boulos:
Palestra: “Os problemas universais no controle da malária”
Abril 13
Prof. Pedro Vasconcelos:
Palestra: “Arborviroses e a Amazônia”
Abril 20
Semana Santa
Abril 27, Prof. Pedro Vasconcelos:
Palestra: “Hantaviroses”
Maio 04
Prof. Luis Marcelo Camargo:
Palestra: “Doenças pouco conhecidas da Amazônia”
Maio 11
Prof. Gilberto Fontes:
Palestra: “Filariose linfática no Brasil e América latina e perspectivas de eliminação”
Maio 18
Prof. Luis Fernando Aranha Camargo:
Palestra: “Infecções de imuno-suprimidos e superbactérias”
Maio 25, João Carlos Pinto Dias:
Palestra “O Controle da Doença de Chagas no Brasil, uma história de sucesso, desafios esperados”.
Informações adicionais: poderão ser obtidas com a Sra. Rosangela Moraes, pelo e-mail: catedra@memorial.sp.gov.br, ou pelo telefone: (55 11) 3823-4603.
Saiba mais sobre a Cátedra Memorial da América Latina