/governosp
Leia revista Nossa América n° 25
OSCAR NIEMEYER E MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA: IDÉIA E A OBRA é o nome da exposição que a Biblioteca Latino-americana Victor Civita inaugura em 27 de março, às 19h, com entrada franca. A mostra vai até 23 de Junho e é uma homenagem ao mestre, que completa cem anos em 15 de dezembro próximo, reunindo a reprodução de esboços de Oscar Niemeyer para o Memorial da América Latina, croquis, a coleção de parte dos desenhos de arquitetura e de projetos técnicos utilizados para a construção do Memorial, além de fotos de Pedro Ribeiro tomadas durante a construção, acervo de livros raros sobre o artista e a exibição contínua de vídeo inédito com Niemeyer.A curadoria é do professor da FAU-USP, o arquiteto Rodrigo Queiroz.
Pedro Ribeiro compreendeu, de forma muito peculiar, a interação entre a sofisticação técnica utilizada para a concepção das estruturas do Memorial e a mão de obra de trabalhadores anônimos; a liberdade das formas de Niemeyer e a aparente rigidez dos recursos tecnológicos; a generosidade dos espaços e a pureza das superfícies brancas, contrapondo-se à frieza da metrópole.
Os esboços elaborados por Oscar Niemeyer, acompanhados pelos seus textos manuscritos nos quais explica as razões, as intenções e as motivações do projeto permitem ver a força de sua criação e clareza das soluções. Esboços que registram um momento especial: o da antevisão pelo arquiteto quando registra as suas primeiras idéias que resultarão, meses depois, na arquitetura construída.
Raramente expostos, são os desenhos utilizados para a construção, denominados pelos profissionais como “desenhos de execução”. Alguns arquivos especializados contam com acervos de desenhos deste gênero, mas, normalmente, são consultados somente por um público restrito.
Nessa mostra parte deles será exposta. Com esses desenhos será possível entender diversos aspectos dificilmente entendidos somente com a observação da obra construída, como a geometria de construção das formas, as armações de aço que fazem parte da estrutura de concreto armado e as especificações de acabamentos.
Revista Nossa América que refaz a trajetória de Niemeyer será lançada no mesmo dia 27 durante a abertura da exposição.
Veja também: Oscar Niemeyer recebe em primeira mão a revista Nossa América totalmente dedicada a ele
Serviço:
Oscar Niemeyer e o Memorial da América Latina: Idéia e a ObraExposição de fotos, desenhos, croquis, livros e mostra de vídeo
28 de março a 23 de junho
Horário: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 9h às 15h
Entrada franca
Local: Biblioteca Latino-americana Victor Civita
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda