/governosp
ORQUESTRA JAZZ SINFÔNICA
SÉRIE +
DAVID LIEBMAN
Compositor Residente: Cyro Pereira
Diretor Artístico: João Maurício Galindo
Maestro Assistente: Fábio Prado
Genialidade e técnica não faltam a David Liebman, instrumentista versátil, que junto à Jazz Sinfônica vem mostrar sua habilidade para articular as vias intrincadas da linguagem e técnica jazzística.
Nascido em New York, faz da música seu caminho desde a infância, e na fértil década de setenta, depois de criar um dos primeiros grupos de jazz fusion, torna-se o saxofonista/flautista do grupo de John Coltrane e alcança o ápice da aprendizagem quando Miles Davis o contrata. Sua produção artística vai do jazz à música de câmara, da música de fusão à música de vanguarda.
DAVID LIEBMAN
David Liebman nasceu no Brooklyn, New York, no dia 4 de setembro de 1946. Começou a estudar piano aos nove anos e saxofone aos doze. Seu interesse pelo jazz foi magnificado vendo John Coltrane ao vivo em clubes de New York. Liebman estudou com Lennie Tristano e Charles Lloyd. Após dois anos tocando com o grupo Ten Wheel Drive, um dos melhores grupos de fusion, Liebman entrou para o grupo do legendário baterista de Coltrane, Elvin Jones.
No período de dois anos Liebman alcançou o seu mais alto grau de aprendizagem, quando Miles Davis contratou-o para fazer parte de sua banda. Os anos 1970-74 foram preenchidos com excursões, gravações e a incrível experiência de estar tocando ao lado de um monstro sagrado como Miles Davis. Em 1977, Liebman fez uma excursão internacional com Chick Corea e em 1978 formou o David Liebman Quintet com John Scofield, Kenny Kirkland e Teramusa Hino. Após diversas excursões e gravações com o seu quinteto, ele voltou a tocar com Richard Beirach. Primeiramente em duo e depois formaram o grupo Quest em 1981. Começando com George Mraz e Al Foster, o grupo consolidou-se com Ron McChure no baixo e com o baterista Bill Hart juntando-se ao grupo em 1984.
Em 1991, o Quest gravou sete CDs, fez várias turnês e inúmeros workshops no mundo todo. Nos anos 90 o grupo de Liebman com Phil Markowitz nos teclados, Vic Juris na guitarra, Jamey Haddad na bateria e Tony Marino no baixo, gravou diversos CDs, excursionou pela Europa, Japão e Israel , mostrando um estilo muito eclético e contemporâneo.
Liebman tem sido colocado frequentemente entre os cinco melhores saxofonistas pela votação dos críticos da Downbeat, e mais recentemente foi eleito o 2º melhor dos EUA Liebman tem diversos livros publicados, videos e partituras para música de câmara. Suas atividades como professor em universidades e ministrando workshops fizeram com que ele viajasse literalmente por todo o mundo, por causa de seus interesses musicais variados, por seu conhecimento profundo de diversos instrumentos e por sua habilidade em desvendar os mistérios da língua e da técnica do jazz.
Em 1989, fundou a Associação Internacional das Escolas de Jazz, uma organização dedicada aos educadores e estudantes das escolas internacionais de jazz. David Liebman gravou perto de 75 CDs como líder e 100 CDs como sideman.
Alguns prêmios que recebeu:
– 1980 : National Endowment of the Arts Grant for Composition
– 1988 : Disco do Ano (da Academia Francesa de Jazz) por “Homage to Coltrane”
– 1991 : National Endowment of the Arts Grant for Performance
– 1997 : Honorary Doctorate of Music (The Sibelius Academy of Helsinki)
– 1998 : Indicação ao Grammy (Best Jazz Solo – “ My Favorite Tnhings”)
– 2001 : Fred Waring Award from Celebration of the Arts
– 2005 : Pennsylvania Council of the Arts Grant to individual artists.
SERVIÇO
Memorial da América Latina
Auditório Simon Bolívar
Rua Auro Soares de Moura Andrade,664
Metrô Barra Funda
Tel: 3823-4600
Data: 25 de outubro (4ª. feira)
Horário: 21h
Ingressos: R$30,00
Vendas: www.ticketmaster.com.br , Call Center, das 9h às 21h: 11 6846 6000 / 0300 789 6846 (para outras cidades), ou diretamente na FNAC Pinheiros, FNAC Paulista, Saraiva Morumbi Shopping, Saraiva Eldorado, Saraiva Center Norte, Espaço Siciliano Vila Olímpia, Teatro Abri, Citibank Hall, e na Bilheteria do Memorial da América Latina das 14h às 19h (somente nos dias 24 e 25 de Outubro).
Lotação: 1609 lugares
Estacionamento no local sem manobrista