/governosp
O Memorial promove, nos dias 18 e 19 de junho, o Seminário Novas lideranças políticas na América do Sul: continuidades e mudanças na ordem regional. O evento, que acontecerá em duas noites, conta com a presença de intelectuais e pesquisadores como Gilberto Dupas, Luís Fernando Ayerbe e Carlos Oliva Campos. A entrada é franca.
Os primeiros anos do século XXI desenham para o entorno latino-americano um cenário ao mesmo tempo difícil e rico em possibilidades. Entre os elementos característicos relevantes, destacamos o esgotamento de um ciclo econômico marcado pela liberalização dos mercados, nos marcos do chamado “Consenso de Washington”; a emergência de forças políticas e movimentos sociais cuja ação consegue combinar a crítica ao modelo dominante com a construção de alternativas de poder estatal.
No Seminário Novas lideranças políticas na América do Sul: continuidades e mudanças na ordem regional, serão analisadas seis experiências nacionais em que os elementos acima destacados adquirem uma rica diversidade de significados: Argentina, Bolívia, Equador, Brasil, Venezuela e Colômbia.
As apresentações buscarão combinar a abordagem individualizara com uma discussão transversal e comparativa das políticas econômicas, das relações exteriores, das dinâmicas de integração e dos significados políticos da emergência desses novos atores. Serão divulgados, também, os resultados da pesquisa que, sob o mesmo título, foi desenvolvida durante 2007 junto ao Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais – IEEI, com apoio da Fundação Friedrich Ebert.
PROGRAMA
18/06 – quarta-feira
19h – Abertura do Seminário: Dr. Fernando Leça, Presidente da Fundação Memorial da América Latina, Prof. Dr. Adolpho José Melfi, Diretor do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, Dr. Gilberto Dupas, Presidente do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais – IEEI, Prof. Dr. Luis Fernando Ayerbe, Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UNESP, UNICAMP e PUC/SP.
19h30 – Mesa redonda: Novas lideranças políticas na América do Sul
• Hugo Chávez: liderança e polarização. Andrés Serbin, Presidente da Coordinadora Regional de Investigaciones Económicas y Sociales – CRIES, Argentina.
• Relação entre políticas domésticas e integração regional: uma interpretação do Brasil no governo Lula da Silva. Tullo Vigevani, Professor da Universidade Estadual Paulista.
• A experiência kirchnerista na Argentina. Celina Lagrutta, Mestrado em Ciência Política da Universidade de São Paulo.
• Bolívia e Equador no contexto atual. Aldo Duran Gil, Professor da Universidade Federal de Uberlândia.
• A ascensão de Uribe na Colômbia: segurança interna e aliança estratégica com os Estados Unidos na construção do Estado-nação. Manuela Trindade Viana, Mestrado em Ciência Política da Universidade de São Paulo.
• Moderador. Luis Fernando Ayerbe, Professor da Universidade Estadual Paulista.
19/06 – quinta-feira
19h – Mesa redonda: Continuidades e mudanças na ordem regional
• "Esquerda conflitiva" e Política econômica: Argentina, Bolívia e Venezuela. Carlos Eduardo Carvalho, Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
• A América do Sul na Encruzilhada da sua História: Fragmentação, alternativas políticas e opções a partir da periferia. Carlos Oliva Campos, Professor da Universidad de La Habana, Cuba.
• A União Sul-Americana de Nações: oportunidades econômicas e entraves políticos. Gilberto Dupas, Presidente do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais – IEEI.
• Novos atores políticos e alternativas de governo: os casos de Argentina, Bolívia, Brasil e Venezuela. Luis Fernando Ayerbe, Professor da Universidade Estadual Paulista.
• Moderador: Marcelo Fernandes de Oliveira, Professor da Universidade Estadual Paulista.
21h – Lançamento do livro: “Novas lideranças políticas e alternativas de governo na América do Sul”, da Editora Unesp
• A obra reúne os textos dos pesquisadores: Luis Fernando Ayerbe (coordenador), Aldo Duran Gil, Ana Maria Stuart, Andrés Serbin, Carlos Eduardo Carvalho, Carlos Oliva Campos, Gilberto Dupas, Haroldo Ramanzini Júnior, Manuela Trindade Viana, Marcelo Fernandes de Oliveira, Rafael Duarte Villa, Rodrigo Alves Correia, Tullo Vigevani.
Organização:
• Fundação Memorial da América Latina
• Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais – IEEI
• Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UNESP, UNICAMP e PUC/SP
Serviço:
Seminário Novas lideranças políticas na América do Sul
Datas: 18 e 19 de junho de 2008
Horário: a partir das 19h
Memorial da América Latina/ Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – metrô Barra Funda
Entrada franca
Informações: (11) 3823-4780 / cursos@memorial.sp.gov.br
Site: www.memorial.org.br