/governosp
Exposição de fotos panorâmicas inéditas revela a relação das obras de Oscar Niemeyer com a paisagem em seu entorno
Mais de 54 fotos e mosaicos de monumentos criados pelo consagrado arquiteto foram clicados com uma câmera especial que permite visão panorâmica em 360º.
Imagens panorâmicas de grandes dimensões – do Memorial, da Igreja da Pampulha, da Catedral de Brasília, dos museus de Niterói e de Curitiba, da Casa das Canoas, do Palácio da Alvorada, da Universidade de Constantine, da sede do Partido Comunista Francês…, entre outras – formam a exposição “Oscar Niemeyer 100 anos de encantamento”,que a Fundação Memorial da América Latina inaugura no próximo dia 4 de julho. São mais de 54 fotos coloridas de tamanhos variados, que vão de 6,00 X 1,00 m a imagens menores formando um belo mosaico niemeyeriano.
“São esplêndidas as fotos de 360º apresentadas no livro (exposição). Elas mostram como a arquitetura se integra nas paisagens mais diferentes e bonitas do nosso país”, afirma Niemeyer. Ele elegeu sua foto preferida no livro (exposição): a do interior da sede do Partido Comunista, em Paris. A força das imagens panorâmicas fica ainda mais evidente no espaço circular de mil metros quadrados da Galeria Marta Traba, deste Memorial,
A mostra evidencia não só a plasticidade e leveza dos monumentos e prédios do consagrado arquiteto, mas especialmente como eles fazem sentido em seu entorno. As ampliações de até seis metros e os mosaicos que compõem a exposição receberam um tratamento especial. A chamada fotografia em 360º é uma técnica que permite registrar a imagem em um único fotograma e, num giro completo, mostrar as obras sob uma nova perspectiva: a integração da arquitetura com a paisagem brasileira.
Idealizada a partir das fotos originais que ilustram o livro Oscar Niemeyer 360º – Minhas Obras Favoritas (editora 360º), dos fotógrafos Luiz Claudio Lacerda e Rogério Randolph, a mostra vai exibir fotos selecionadas entre as centenas de obras criadas por Niemeyer. Os fotógrafos viajaram durante oito meses pelo Brasil e por mais três países em busca do melhor ângulo e produziram imagens panorâmicas de prédios e monumentos do Rio de Janeiro à Argélia, passando por São Paulo, Minas Gerais, Curitiba, França e Itália.
Depois de 1.700 fotos e quatro reuniões com o arquiteto, mais de 200 foram escolhidas para compor as 238 páginas do livro lançado no Rio de Janeiro neste ano. Em São Paulo, a noite de autógrafos será no mesmo dia da abertura da exposição. Além das imagens expostas, serão projetadas as outras fotos que compõem o livro Oscar Niemeyer 360º .
Rogério Randolph cursou a Escola de Fotografia do Parque Lage e o MBA em marketing da Fundação Getúlio Vargas. Tem colaborado com publicações de fotografia e realizou as seguintes exposições: Filhos da Luz, Filhos da Luz II e Sete Dias em Havana.
Luiz Cláudio Lacerda começou a lidar com fotografia aos 15 anos no Centro Universitário de Fotografia da PUC-RJ. Em 1987 se transferiu para Milão, onde estudou arquitetura de interiores e fotografia nos Institutos Europeu de Design e Galileu Galilei. Ainda na Itália, trabalhou em uma agência de fotojornalismo, clicando teatros e concertos. Ao se formar, especializou-se em fotografia de arquitetura, decoração, stilll-life e paisagismo, começando a utilizar a técnica panorâmica de 360º. Em 96, publicou o seu primeiro livro de fotografia, intitulado Rio de Janeiro 360º, e participou como convidado do projeto do livro de decoração Décor Years Book. Desde 2000, em parceria com Rogério Randolph, vem registrando imagens em 360º de cidades brasileiras.
Veja também entrevista exclusiva de Niemeyer
Serviço:
Exposição de fotos: Oscar Niemeyer – 100 anos de encantamento
Galeria Marta Traba – Fundação Memorial da América Latina Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Portão 1, 5
Barra Funda – São Paulo SP
Abertura: 4 de julho, às 19h30 Visitação: de 5 de julho a 5 de agosto. Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h; Entrada Franca
Lançamento em São Paulo do livro: Oscar Niemeyer 360º, de Luiz Claudio Lacerda e Rogério Randolph, Editora 360º, Rio de Janeiro, 2007, 238 páginas, R$ 120,00 (desconto especial para aposentados e estudantes).