/governosp
Em concorrida cerimônia na Biblioteca Latino-americana Victor Civita, na noite de 27 de abril, foi entregue o VIII Prêmio Franco Montoro a personalidades que se destacaram no fortalecimento da relação comercial entre as duas principais economias da América Latina. Há 8 anos a distinção é conferida pela Bramex – Câmara de Indústria, Comércio e Turismo Brasil México – a um brasileiro e a um mexicano. Nesta edição os premiados foram o Ministro do Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior Luiz Fernando Furlan e o embaixador Salvador Arriola, cônsul geral do México em São Paulo.
Furlan foi indicado pelo CEAL – Conselho de Empresários da América Latina – e Arriola pela Bramex. Sempre ocorrendo no Memorial da América Latina, o evento é realizado em parceria com a CEAL e a FENADVB – Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. O prêmio leva o nome do governador Franco Montoro em reconhecimento à sua dedicação à causa da integração dos povos latino-americanos.
Entre as autoridades presentes, Fernando Leça, Presidente do Memorial, Maria Lúcia Vasconcelos, Secretária de Educação do Estado de São Paulo, Maurice Costin, vice-presidente da FIESP, Juan Remedi Silva, cônsul-geral do Uruguai e presidente da Associação dos Cônsules de São Paulo, Miguel Etchenique, representante do CEAL (Conselho dos Empresários da América Latina), entre outros.
O Ministrio Furlan também recebeu o título de sócio benemérito da Bramex. Em seu discurso de agradecimento, o ministro Furlan mostrou ser um entusiasta do aumento do investimento recíproco e das trocas comerciais entre as duas economias. Arrazoou que as empresas latino-americanas têm perdido lugares no ranking entre os países emergentes (principalmente para os conglomerados asiáticos), “o que é um desafio e uma oportunidade para países como México e Brasil” enfrentarem conjuntamente.
A balança comercial Brasil/México mais que dobrou nos últimos 5 anos, período que coincide com a gestão de Salvador Arriola como cônsul-geral do México acreditado em São Paulo. Não é uma mera coincidência. Arriola é um dos articuladores dessa expansão de negócios. Em sua fala, o diplomata mexicano recapitulou sua trajetória no Brasil, desde a primeira vez que encontrou o ex-governador Franco Montoro, em 1993.
Os premiados receberam uma escultura, simbolizando o Prêmio Franco Montoro, de autoria da escultora paulista Yone Di Alerigi. No evento também foi assinado acordo de cooperação entre a Câmara Brasil-Uruguai e a Bramex, que tem como objetivo abrir novos horizontes comerciais para seus associados.
Também foi anunciado a “Missão Empresarial”, que levará entidades representativas do empresariado paulista a um congresso no México, em maio, com o objetivo de incentivar o crescimento comercial entre empresas brasileiras, americanas e mexicanas. O Congresso Empresarial Brasil-Miami-México prevê a participação em feiras e seminários na capital mexicana e na Flórida (EUA). Além dos objetivos institucionais e empresariais, a “missão” pretende organizar e implementar, entre os representantes dos 3 países, eventos sociais para entrosamento e conhecimento das características culturais de cada região.
Mais informações pelo fone 55 11 3083.3006 e-mail mhrb@bramex.org.br.